Destaques da Economia de 17.06.2022

Conselho da Petrobras rejeita pedido do governo para segurar preços. Petrobras ignora Bolsonaro e anuncia alta de combustíveis hoje. Esses são os Destaques da Economia de 17.06.2022

“Conselho da Petrobras rejeita pedido do governo para segurar preços. Colegiado diz que diretoria tem autonomia para definir; diesel deve subir nos próximos dias. Hélio Schwartsman. Inflação é problema que Bolsonaro não consegue terceirizar. Para ele, a culpa dos problemas é sempre dos outros. *Na Folha*.

“Petrobras ignora Bolsonaro e anuncia alta de combustíveis hoje. Entenda por que estatal resiste a pressões. Reunião extraordinária do Conselho de Administração define que preços cabem à diretoria, que não quer adiar alta de diesel e gasolina por risco de desabastecimento. Indicado por Bolsonaro, Nunes Marques trava há nove meses ação sobre decreto de armas, que deram salto no período. Quase 270 mil novas armas foram parar nas mãos de brasileiros desde então. *No O Globo*.

“Petrobras tem sinal verde do conselho para elevar preços. Reunião foi convocada a pedido do governo; reajuste pode ocorrer hoje”. *No Estadão*.

“Conselho da Petrobras dá sinal verde para reajuste no preço do diesel. Diretoria da estatal autorizou, em reunião de quase três horas, no feriado, um novo aumento no preço do diesel. Valor não foi definido, mas reajuste — que pode ser anunciado ainda hoje e superar 10% — deve ser válido a partir da semana que vem. “Governo perdeu o controle da região”, diz assessor da Univaja. O Correio entrevistou o assessor jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Yuri Niwa Wani Marubo, que trabalhava na equipe de Bruno Pereira.” *No Correio Braziliense*.

“Petrobras deve anunciar hoje novo reajuste de combustíveis. Bolsonaro disse que, se a Petrobras aumentar o preço do diesel e da gasolina, vai demonstrar que a estatal age por “interesse político, para atingir o governo federal.” *No Valor Econômico*.

“Diretoria da Petrobras informa ao conselho de administração que vai reajustar combustíveis. Bolsonaro diz esperar que Petrobras não reajuste o preço dos combustíveis.” *No Zero Hora*.

“Nordeste. Governadores se unem contra redução do ICMS. Lula e Alckmin participam da reunião”. No Diário de Pernambuco*.

“Petrobras sinaliza que deve aumentar preços dos combustíveis. Estatal argumenta que país correrá risco de desabastecimento caso reajuste não seja aplicado. Em live, presidente Jair Bolsonaro critcou medida”. No Estado de Minas.

Destaques da Economia na Grande Mídia

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Bruno e Dom. Tragédia expõe terra sem lei na Amazônia, patrocinada pelo governo Bolsonaro”

_*O GLOBO*_. 

“Entrada do Brasil na OCDE ainda desperta ceticismo. O candidato Bolsonaro à reeleição precisa agora dizer o que pensa das reformas do Estado que prometeu e não fez, da abertura da economia ao exterior e da situação das contas públicas que se deteriora a cada medida demagógica e eleitoreira que emana de sua aliança com o Centrão.”

*ESTADÃO*_

“Remédio amargo contra a inflação. Brasil e EUA elevam juros para deter a alta do custo de vida; se o tratamento funcionar, a retomada do crescimento se dará em condições muito mais seguras”.

“Vocação para causar problemas. Depois de provocar greves e confusão, Bolsonaro abandona sua promessa de dar aumento ao funcionalismo.”

_*VALOR ECONÔMICO*_. 

“Três bancos centrais em busca do juro adequado. Os ajustes nos ativos entraram em modo turbulento, como mostraram as grandes quedas nas bolsas na segunda-feira.”

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta sexta-feira, 17, após o feriado.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Sinopse de Economia Para Onde Ir Sérgio Botêlho

You may also like

Comente