Democracia em Vertigem garante enorme visibilidade internacional

Sérgio Botêlho

O longa brasileiro Democracia em Vertigem está entre os cinco indicados para o Oscar 2020, na categoria Documentário Longa. Assim, a obra da cineasta Petra Costa ganha prestígio internacional definitivo, apenas com o selo “Indicado para o Oscar”.

Antes, em 2019, a produção foi aclamada no Festival Sundance de Cinema, realizado todo início de ano em Park City, no estado de Utah-SUA. Além de inscrito pelo respeitado jornal New York Times entre os 10 melhores filmes do ano.

No caso do Oscar, a primeira grande vitória foi, em novembro de 2019, ficar entre os 159 pré-indicados, o que já era importante. Agora, a inserção entre os cinco indicados concede ao filme enorme visibilidade internacional.

Visibilidade importante

Antes de tudo, é uma vitória para o cinema brasileiro, que já obteve, em épocas diversas, consagrações memoráveis. Depois, é uma conquista de peso para a cultura do país, pelo que o cinema representa em termos artísticos, no mundo.

Da mesma forma, um extraordinário triunfo para a luta das mulheres que fazem arte, e particularmente, cinema. Ao redor do mundo democrático, o reconhecimento da capacidade das mulheres vem notoriamente crescendo.

Enfim, a visibilidade filme brasileiro permite atenção especial ao tema abordado: o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Acontecimento merecedor de todas as análises possíveis, por força das imensas e permanentes dúvidas que originou.

Revigoramento cultural

Tudo isto vem em bora hora, para o Brasil, que precisa, enormemente, de revigorar a força de sua cultura ao redor do mundo. E nada melhor do que uma obra cinematográfica para produzir o efeito que se deseja, nesse particular.

Dessa forma, a película já se encontra no pequeno bolo do que a cinematografia norte-americana considera o creme de la creme do cinema internacional. A conquista do Oscar seria, assim, uma cereja nesse bolo já bem conformado.

Portanto, salve a indicação de Democracia em Vertigem para o Oscar 2020! Salve, sobretudo, a arte brasileira, sempre respeitada no mundo inteiro pela sua integridade na diversidade, e compromisso com a liberdade de expressão.

Senhor do Bonfim

Desde o último dia 09 que teve início uma das festas mais tradicionais do calendário cultural e religioso de Salvador, na Bahia. Trata-se da Festa do Nosso Senhor do Bonfim, que mistura celebrações de diversos entendimentos religiosos.

Senhor do Bonfim II

O ápice da festa é a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira, 16. O trajeto das baianas entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim é o ponto alto do emocionante evento.

Cultura e vida

Segundo estudo realizado pelo University College London, do Reino Unido, pessoas com interesses culturais vivem mais. Boa notícia em tempos de tanto desdém por arte e cultura, no Brasil e no mundo.

Theatro da Paz

Inaugurado em 15 de novembro de 1878, o Theatro da Paz, em Belém do Pará, convive desde esse domingo, 12, com um acidente ainda não devidamente avaliado. Partes do teto mais que secular desabaram.

Theatro da Paz II

Primeira casa de espetáculos construída na Amazônia, durante o Ciclo da Borracha, o Theatro da Paz é um monumento. A saber, tem 1.100 lugares, acústica perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres.

Theatro da Paz III

E tem mais: afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro. Em seu palco, já recebeu artistas de renome internacional, de ontem e de hoje.

Carnaval

Independente de todos os fluidos maus, o carnaval abre alas se agarrando com o que pode na animação. Cada vez mais democrático e poderoso, o carnaval de rua vai se firmando no novo cenário da única e poderosa folia brasileira.

Espaço cultural

Leia mais sobre fatos culturais no espaço de cultural do Para Onde Ir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.