Coronavírus e Covid-19: o que são essas coisas e quando apareceram?

O que são coronavírus e Covid-19, uma pergunta que a população do mundo tem feito nos últimos tempos. E, principalmente, como se livrar da doença que já matou centenas de milhares de pessoas ao redor da Terra. Vamos por partes.

Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que provocam infecções respiratórias. É chamado dessa forma devido a se assemelhar a uma coroa, conforme visto no microscópio. Eles foram isolados pela primeira vez em 1937, e sua forma definida em 1965.

SARS-CoV-2

SARS-CoV-2 significa severe acute respiratory syndrome coronavirus 2″ (síndrome respiratória aguda grave de coronavírus 2). Essa é a denominação científica oficial que dada ao novo coronavírus em circulação na Terra. 

Covid-19

O nome Covid-19 quer dizer Corona VIrus Disease (Doença do Coronavírus). Já o “19” se refere a 2019, ano em que os primeiros casos começaram a aparecer. Oficialmente, a cidade em que foram registrados esses primeiros casos foi Wuhan, na China. 

Transmissão

A transmissão da Covid-19 pode ser dar por meio de aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou pelo contato com superfícies contaminadas como botões de elevadores, corrimões, maçanetas, celulares, teclados em geral etc.

Sintomas

São variados os sintomas da Covid-19, e vão dos mais fracos, como coriza e febre, aos mais sérios, como falta de ar, dor ou pressão no peito e, até, perda de fala e de movimentos. Dessa maneira, os sintomas aparecem, medianamente, entre o 5º e o 14º dia de infecção.

Proteção

De acordo com o Ministério da Saúde, as recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

Mãos

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Dessa maneira, ao tocar, lave sempre as mãos.

Tosse

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Olhos, nariz e bocas

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Distanciamento

Mantenha distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando. Ademais, evite abraços, beijos e apertos de mãos. Ou seja: adote comportamento amigável sem contato físico.

Objetos

Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Limpeza e ventilação

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Circulação

Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

Medidas saudáveis

Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Máscaras

Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.