Mato Grosso entra em colapso; governadores se unem contra a Covid

Mato Grosso pede socorro a outros estados, que também informam esgotamento; governadores anunciarão medidas conjuntas contra a Covid

Matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo informa que o secretário de Saúde do Mato Grosso anunciou a colegas que a rede hospitalar local entrou em colapso e pediu socorro a colegas de outros estados para atendimento a pacientes de Covid-19.

Segundo o jornal, Gilberto Figueiredo disse por mensagens que precisa de vagas de UTI. A resposta, no entanto, foi desanimadora. Ainda de acordo com a matéria, a maioria respondeu que não tem como ajudar.

“Já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum estado pode auxiliar com vagas de UTI?”, perguntou o secretário a colegas, conforme reproduz a Folha.

Respostas negativas

As respostas foram todas no mesmo sentido, diz o texto. Amapá disse que bateu 90% de ocupação neste domingo. Tocantins afirmou que está em 99%. Rio Grande do Sul declarou que está completamente sem vagas. Mato Grosso do Sul, da mesma forma, com 94%. Goiás também avisou que não teria vagas.

Também segundo a Folha, em outra matéria, os governadores articulam anunciar conjuntamente medidas restritivas reduzir o avanço da Covid-19 no Brasil.

Eles concordaram em divulgar ações que sirvam até o dia 14 de março, pelo menos. O país atravessa o pior momento da pandemia, com recordes diários de mortes.

O pedido de uma ação nacional chegou a ser feito para o Ministério da Saúde, mas a resposta foi a de que o presidente Jair Bolsonaro não deixa.

A ideia é a de que entre no pacto algumas iniciativas básicas, que sirva para todos, e que, a partir disso, cada um tome outras decisões de acordo com a necessidade local.

You may also like

Comente