8 de março: Dia Internacional da Mulher mobiliza pela igualdade de gênero

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as mulheres novamente vão às ruas em defesa da igualdade de gênero, no mundo inteiro

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as mulheres novamente vão às ruas em defesa da igualdade de gênero, no mundo inteiro

Sérgio Botêlho – Os maiores protagonistas da Revolução Russa foram homens. Contudo, um poderoso movimento de mulheres, realizado em 8 de março de 1917, pelo calendário gregoriano, é tido como o estopim da insurreição bolchevique enfim vitoriosa em seus propósitos em 25 de outubro de 1917, pelo calendário juliano, e 7 de novembro, pelo calendário gregoriano.

Um dos mais destacados revolucionários bolcheviques, Liév Davidovitch Bronstein (Trótski), assim se referiu àquele 8 de março: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.

Com efeito, naquele dia, já dedicado aos presentes de bombons e flores, às mulheres, elas foram às ruas em protesto contra a fome e a miséria na Rússia czarista, e atraíram em seu favor milhares de trabalhadores. A repressão foi violenta. Contudo, um fator chama a atenção dos historiadores, sobre aquele dia: centenas de soldados se recusaram a reprimir o movimento, o que, posteriormente, se transformou no grande trunfo dos bolcheviques na tomada do poder.

Outros fatos

Porém, o 8 de março como Dia Internacional da Mulher não tem origem nesse fato único. Por diversos outros momentos da história ocidental, anteriores a esse, especialmente após a Revolução Industrial na Inglaterra, as mulheres protestavam contra as condições de trabalho e por pautas específicas femininas. Congressos internacionais reunindo mulheres, organizados por partidos e lideranças de esquerda, aconteceram em vários momentos.

Finalmente, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres, entendido pelas organizações de mulheres como um dia de luta em favor de inúmeras reivindicações da pauta feminina, no mundo, com destaque para aquelas voltadas para o combate às desigualdades de gênero.

Fontes:

Hoje na História, 1975, ONU oficializa o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher

Conquistas na luta e no luto – Maíra Kubík Mano

De Nicolau 2º a Stálin, conheça cinco homens centrais na Revolução Russa

You may also like

Comente