Primeiro centro de computação quântica no Brasil é inaugurado

Tem computação quântica, e mais: Bolsa e dólar; Pedro Simon ajuda o debate sobre recuperação do setor de alimentos

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 142 de 12.05.2021

Primeiro centro de computação quântica no Brasil é inaugurado

O Latin America Quantum Computer Center (LAQCC), primeiro centro dedicado à tecnologia de computação quântica aplicada ao setor empresarial do Brasil, foi lançado na quarta-feira (5), pelo SENAI CIMATEC e a líder global em transformação digital, a francesa Atos. O projeto foi apresentado durante cerimônia que contou com a participação presencial e virtual de autoridades, representantes do governo federal e das Forças Armadas, dirigentes do Sistema Indústria e empresários. 

Computação quântica II

De acordo com o presidente da Confederação Nacional da Indústruia (CNI), Robson Andrade, a parceria será extremamente importante, não só para a indústria, mas para a ciência e pesquisadores brasileiros. “Se tem uma lição que a pandemia está nos dando é que os países, para se fortalecer, precisam investir em inovação e tecnologia para que suas indústrias, o agronegócio e os serviços possam se desenvolver”, afirmou. 

Computação quântica III

Dedicado à difusão e às aplicações de Computação Quântica, o centro, que irá funcionar no CIMATEC, em Salvador, vai realizar estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada, atuando em parceria com centros de pesquisa da área no mundo. “Desejamos que, através do SENAI, possamos ser multiplicadores da inovação e da produtividade na indústria e na economia”, projetou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban. .

Pedro Simon ajuda o debate sobre recuperação do setor de alimentos

A Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios (CBCGAL) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) se reuniu por videoconferência, no dia 29 de abril, para debater perspectivas para o segmento com o início do processo de vacinação contra a covid-19. O ex-senador Pedro Simon, que também já foi governador do Rio Grande do Sul, contribuiu para o debate com um panorama da história política do País e os efeitos da pandemia no setor econômico.

Pedro Simon e o setor de alimentos

O coordenador das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da CNC, Luiz Carlos Bohn, deu boas-vindas ao ex-parlamentar e ressaltou a importância de reuniões de trabalho para discutir a realidade dos segmentos econômicos representados pela Confederação, “principalmente em um momento tão grave para os empresários e para a população”.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 11, em alta de 0,87%, a 122.964 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,11%, a R$ 5,22.

⏳ Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Leave a Reply