Praia de Camboinha: elegante, mas popular, no litoral de Cabedelo

Sérgio Botêlho – Conforme a característica geral das praias do litoral da cidade de Cabedelo, a de Camboinha é de águas calmas e ondas sem grandes ondulações, excelente para a curtição familiar, o que normalmente perfila a grande maioria de seus frequentadores diários.

E-BOOK GRATUITO - Todas as praias de João Pessoa e Cabedelo, no Litoral Paraibano

Feriados e finais de semana, normalmente, é quando aparece o maior número de banhistas, vindos de todas as partes da Grande João Pessoa, já que a linha de ônibus da capital a Cabedelo funciona bem com veículos novos ou em bom estado de conservação.

Contudo, Camboinha é, acima de tudo, um dos destaques dos verões em Cabedelo, hoje uma cidade totalmente conurbada com João Pessoa. Na verdade, as praias de Cabedelo sempre foram destinos dos pessoenses muito antes de a cidade chegar à orla de Tambaú e Cabo Branco.

Extensão

Com 3 quilômetros, Camboinha é a praia de maior extensão de Cabedelo, tendo hoje uma população de moradores permanentes bastante significativa. Porém, seu histórico é de praia de veraneio, atraindo fortemente a elite campinense. Mas, também de João Pessoa.

Há excelentes opções de restaurantes e serviços de lanchonete e bares no local, além de marinas, servindo de passagem, em idas e retornos, a uma população cada vez maior de frequentadores da ilha de Areia Vermelha, verbete neste e-book.

Com efeito, Camboinha é o principal ponto de apoio para acesso às piscinas de corais formadas ao longo do litoral, sendo a de Areia Vermelha a mais famosa entre as inúmeras existentes ao longo do litoral paraibano, do sul ao norte. 

Praia do Poço: história longa em praia mansa e bela

Importante anotar, conforme gosta de lembrar a Empresa Paraibana de Turismo (PB-Tur), que, diferentemente de algumas praias do litoral nordestino, em Camboinha é terminantemente proibido trafegar com veículos automotores pela areia da praia.

Conforme ensina ainda a PB-Tur, o termo Camboinha deriva de camboa, pequenos lagos ou fendas que se formam no local e que, a depender do movimento da maré, enche ou seca, deixando quase sempre alguns cardumes de pequenos peixes, para alegria da criançada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.