Sérgio Botêlho – O charme e o requinte da praia do Cabo Branco, em João Pessoa, você enxerga de todo jeito: de cima ou rente ao chão. Cercada por uma população em sua maioria de alta renda, expressa em suas casas e edifícios de moradia, Cabo Branco ostenta uma larga faixa de areia branca que esbarra em ondas calmas e mornas, seja nas marés altas ou baixas.
O resultado não poderia ser outro que não uma frequência extraordinária, em todos os dias do ano, seja por moradores da capital ou por visitantes. Afinal, na avenida da beira-mar estão alguns dos melhores hotéis e restaurantes de João Pessoa, além de pousadas, hostéis, apartamentos e casas à disposição de quem quiser alugá-los por temporada. JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIAS
Como se não bastasse, na beira-mar propriamente dita há quiosques dos mais simples aos mais requintados, inclusive comandados por renomados chefs que deixaram a vida de empregados para se estabelecerem em negócio próprio. O resultado é a disponibilidade de uma gama de serviços culinários do mais alto gabarito, bem ali, entre a calçada e a areia, à disposição do visitante, entre um mergulho e outro.
Esportes
A extensa parte de areia, entre a calçadinha e o mar, permite a prática de esportes de praia os mais diversos. Portanto, é possível encontrar, a qualquer hora do dia e da noite, pessoas jogando futevôlei, vôlei de praia, frescobol e demais esportes de praia que vão surgindo ao sabor do tempo.
Vale informar que, à noite, existe uma forte iluminação sobre a praia que a deixa apta à prática de qualquer forma de esporte ou de lazer, a crianças e adultos. Logo de manhã, praticantes de caminhadas, corridas e outros exercícios físicos, tomam a calçadinha e a areia. À noite, do mesmo jeito, com o acréscimo de famílias inteiras proseando à vontade.
Por tudo isso, a praia de Cabo Branco está entre as facilidades da natureza que encerra parte do espírito da cidade de João Pessoa. Algo que mais se evidenciou a partir dos anos 60, com a conquista, que se deu paulatinamente, da orla urbana da cidade representada por Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.
Vale lembrar, enfim, que, assim como em toda a orla paraibana, a de João Pessoa não tem e nem jamais poderá ser construído qualquer tipo de espigão. Com certeza, um diferencial que torna ainda mais aprazível a praia de Cabo Branco e demais, na cada vez mais bela João Pessoa, capital da Paraíba. Um luxo!