• 55 61 982648031
  • sergiobotelho@paraondeir.blog

Brasília: patrimônio cultural do mundo inteiro há 32 anos

Brasília - plano piloto

Brasília: patrimônio cultural do mundo inteiro há 32 anos

A transferência da capital do Brasil ao interior era projeto de Estado ainda à época do país como colônia portuguesa. O objetivo tinha a ver com segurança e, também, com o desenvolvimento do interior.

No entanto, somente a partir de 1891, no Brasil República, é que essa transferência passou a ser preceito constitucional. E o local escolhido, foi, já naquele momento, o sítio onde hoje está localizada Brasília, no Planalto Central do Brasil.

Juscelino

Contudo, somente em 1956, após a ascensão do mineiro Juscelino Kubitschek à Presidência da República, é que o projeto andou. Foi nesse ano que o novo presidente abriu concurso para o projeto de construção da nova capital.

Para resumir a história, venceu o projeto do arquiteto Lúcio Costa, que previa uma cidade horizontal. Brasília teria a forma de um avião, onde o eixo central, chamado de monumental, comportaria a gestão pública. Enquanto que no outro eixo, estaria o setor residencial.

Equipe

Para a equipe que iria construir Brasília Lúcio Costa convidou dois pesos pesados da arquitetura nacional, de então. Para bolar as construções, Oscar Niemeyer, e para o paisagismo, Burle Marx.

A partir daí, rapidamente Brasília começou a ser edificada. Dessa forma, a nova capital do país estaria sendo inaugurada, em 1960, com menos de 4 anos de construção. E o Rio de Janeiro deixava de ser a capital do país, após quase 300 anos.

Plano piloto

Segundo o decreto 10 829/87, os limites do Plano Piloto são definidos pelo lago Paranoá, a leste; pelo córrego Vicente Pires, ao sul; pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), ao oeste; e pelo córrego Bananal, ao norte. Dessa forma, abrange áreas das regiões administrativas do Cruzeiro, do Sudoeste/Octogonal e da Candangolândia.

A região administrativa do Plano Piloto, denominada de “Região Administrativa I”, já recebeu o nome de “Brasília” entre 1960 e 1989, quando passou a se chamar “Plano Piloto”. Voltou a ser denominada “Brasília” de 1990 até 1997, quando houve nova alteração do nome para “Plano Piloto”.

A região administrativa está formada basicamente pelo projeto urbanístico de Lúcio Costa e pelo Parque Nacional de Brasília. Ela é dividida em diferentes setores, como as Asas Sul e Norte, Setor Militar Urbano (SMU), Noroeste, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Granja do Torto, Vila Planalto e Vila Telebrasília.

Entre as regiões que já fizeram parte da região administrativa, podem-se citar o Cruzeiro, desmembrado em 1989; os Lagos Norte e Sul, que se tornaram regiões administrativas separadas em 1994; e o Sudoeste/Octogonal, criado como região administrativa em 2003.

Patrimônio cultural da humanidade

Pois bem, foram esses limites que, em 07 de dezembro de 1987, passaram a ser considerados ‘patrimônio cultural da humanidade’ pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Assim, Brasília passou a se constituir como um dos sítios do Patrimônio Mundial. Isso quer dizer que Brasília pertence a todos os povos do mundo, independentemente de ser território brasileiro. Um orgulho nacional, e uma grande responsabilidade nossa, portanto.

Memória

Este é mais um texto do Memória, publicado pelo Para Onde Ir 

Related Posts
Mais 17 parques reabrem em Brasília, a partir deste sábado, 18
Decisão foi publicada em edição extra do DODF, na noite desta sexta (17), e inclui parques de 11 regiões administrativas Em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), publicada ...
READ MORE
Semana de fortíssimas emoções
Sérgio Botêlho Uma semana de fortes emoções esta que tem início nesta segunda-feira, 02. Na próxima quarta-feira, depois de amanhã, o Supremo Tribunal Federal julga habeas corpus interposto pela defesa do ...
READ MORE
AgroBrasília 2019 tem início com expectativa de 120 mil participantes
Começou nessa terça-feira, 14, a AgroBrasília 2019-Feira Internacional dos Cerrados, que acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a 60 km de Brasília, e que será encerrada no próximo domingo, 19.A ...
READ MORE
Unesco foi criada em 16 de novembro de 1945, pela paz
Em busca de paz e prosperidade, foi por isso que o mundo criou em 16 de novembro de 1945 a Unesco. A saber: Organização das Nações Unidas para a Educação, ...
READ MORE
Mais 17 parques reabrem em Brasília, a partir
Semana de fortíssimas emoções
AgroBrasília 2019 tem início com expectativa de 120
Unesco foi criada em 16 de novembro de

Sérgio Botêlho

Jornalista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Ajuda?
Olá!
Mande as ordens!
%d blogueiros gostam disto: