Nossa Senhora da Conceição, em Araruna: temperatura amena e alta animação

Sérgio Botêlho – Araruna. As celebrações em louvor a Nossa Senhora da Conceição não se limitam aos municípios litorâneos. Para além das praias, a invocação de Maria é muito festejada, também, já que é padroeira de várias cidades paraibanas.

Sempre em 8 de dezembro, como é sabido, os católicos homenageiam a prerrogativa unicamente concedida a Maria de ter sido concebida sem a marca do pecado original. Portanto, concebida de forma pura, cheia de Graça.

Portanto, Conceição justamente equivale a concepción. O dogma foi estabelecido da Imaculada Conceição vem 1854, por meio da bula Ineffabilis Deus, pelo Papa Pio IX.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Conforme tradição do sincretismo religioso, a partir das crenças trazidas pelos escravos africanos, Nossa Senhora da Conceição é compreendida pelas religiões afro-brasileiras como Iemanjá, a Rainha do Mar, cuja dualidade é celebrada normalmente pelas praias brasileiras.

Araruna

A cidade de Araruna, localizada no Agreste-Curimataú paraibano tem Nossa Senhora da Conceição como sua padroeira. A paróquia destinada a Maria teve sua construção iniciada em 1876, sendo concluída em 1907.

Anualmente, a festa dedicada à padroeira pelos ararunenses começa 9 dias antes do dia maior, que é o de 08 de dezembro. Assim, a partir de 28 de novembro, uma missa solene, que dá início ao novenário, abre oficialmente os festejos.

Durante todo o tempo das festividades, não apenas é cumprido um calendário religioso, mas também uma programação festiva que atrai pessoas tanto da cidade quanto dos municípios vizinhos, na Paraíba e no Rio de Grande do Norte.

A facilitar o prestígio da festa, a cidade, localizada no alto da Serra do mesmo nome, garante um clima bastante ameno, contrastando com o clima quente da região. As noites de festa, portanto, são pura alegria.

Festa memorável a da padroeira ararunense, Nossa Senhora da Conceição.

Fontes: 

Invocação Mariana: Nossa Senhora da Conceição

https://virgemimaculada.wordpress.com/2011/07/21/invocacao-mariana-nossa-senhora-da-conceicao/

Conheça 

https://www.araruna.pb.gov.br/municipio/conheca-araruna/

Em primeira mão: confira a programação oficial da festa da padroeira ararunense 2019

http://www.midiapb.com.br/noticias/araruna/em-primeira-mao-confira-a-programacao-oficial-da-festa-da-padroeira-de-araruna-2019.html

Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebra 160 anos na Paraíba

https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/paroquia-nossa-senhora-da-conceicao-de-araruna-celebra-160-anos-na-paraiba

Vídeos:

Encerramento de nossa senhora da Conceição 2019

https://www.youtube.com/watch?v=knDpDJD1LfU

Festa de N. S. da Conceição  04/12/2017

https://www.youtube.com/watch?v=KJb6X1R7-YI 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.