Proclamada em 1982, as Nações Unidas marcam o 4 de junho como o Dia o Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão
O texto ressalta seis violações aos menores: recrutamento e uso de crianças em guerra, assassinato, violência sexual, sequestro, ataques a escolas e hospitais e ainda a negação de acesso humanitário às crianças.
Vítimas de abusos
A data serve para chamar a atenção global sobre a dor sofrida pelos menores vítimas de abusos físicos, mentais e emocionais como parte dos esforços da organização para cumprir os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança. O tratado internacional de direitos humanos foi o mais ratificado da história.
Vulnerabilidades e violações
A ONU destaca a necessidade de maior atenção, defesa e esforços internacionais coordenados para abordar as vulnerabilidades e violações enfrentadas por crianças em situações de conflito.
A Assembleia Geral menciona esforços para proteger os direitos infantis em resoluções anuais sobre a criança.
Responsabilização
A organização defende que também há muito por fazer contra atos de extremistas violentos, para promover o direito internacional humanitário e de direitos humanos e para garantir a responsabilização dos autores de violações dos direitos infantis.
Na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a meta 16.2 se propõe a acabar com todas as formas de violência infantil, tendo o abuso, a negligência e a exploração de crianças integrados em alvos relacionados ao fim da violência.
Crédito da foto: Unicef/UN0126512/Bindra
FONTES:
https://news.un.org/pt/story/2021/06/1752452
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir