4 de junho: Dia do Engenheiro Agrimensor

Dia 4 de junho é a data do profissional da engenharia de agrimensura

O engenheiro agrimensor é responsável pelo levantamento topográfico e geodésico, gerenciamento de equipe de campo, regularização fundiária entre outras importantes atividades.

A modalidade foi normatizada pela Resolução nº218, de 1973, e no País há cerca de 12 mil engenheiros agrimensores. Confira mais atribuições deste profissional no Mapa da Profissão, organizado pelo departamento de Oportunidades na Engenharia do SEESP.

O profissional tem o ofício de descrever, definir e monitorar espaços físicos nos quais serão instaladas obras de Engenharia. Para isso, realiza cálculos sobre as fundações e sobre as características do solo, por meio de imagens de satélites, fotografias aéreas e sistemas de posicionamento global.

A ele cabe a definição dos limites de propriedades, dimensionando e preparando o terreno. Também se preocupa com o controle ambiental, trabalhando com projetos de preservação do solo, da vegetação e dos recursos hídricos.

Suas principais áreas estão nas atividades de cadastro técnico urbano, levantamento para construção civil, planejamento de redes elétricas, topografia industrial, recursos hídricos e ambientais e criação de bancos de informações topográficas.

FONTES:

https://www.creape.org.br/dia-do-engenheiro-agrimensor-0406/

https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/18306-dia-do-engenheiro-agrimensor

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente