31 de maio: Dia do Comissário de Bordo ou Comissário de Voo

Ao tempo em que se comemora o dia do Comissário de Bordo ou Comissário de Voo, o 31 de maio também celebra o Dia do Aeroporto

Em 1973, comissários da Varig, representando 44 países, participaram do Congresso dos Comissários de Vôo – Concov. O evento terminou no dia 31/05, com a fundação do Internacional Flight Attendants Association – IFAA -(Associação Internacional dos Comissários de Vôo). Uma canadense foi eleita para presidir a associação e o posto de vice-presidente ficou para um comissário alemão.

A partir de então, 31/05 foi estipulado como o Dia Internacional do Comissário de Vôo. Mas a data só seria decretada oficialmente em 1986. 

A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church. Apaixonada por aviação e por não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu a Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o vôo. 

As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não ter filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuíam salários muito baixos. A ideia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade e, tendo mulheres trabalhando a bordo, passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam. 

Por conta da Segunda Guerra Mundial e com a convocação das enfermeiras para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo. Tudo isso sem perder o charme e a elegância, já que esta profissional representaria a empresa. A profissão se popularizou e perdeu o símbolo sensual que possuía. Foi então que surgiu o “comissário”.

FONTE:

https://www.promoview.com.br/categoria/geral/31-de-outubro-dia-do-comissario-de-voo.html

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente