31 de maio: Dia do Espírito Santo

Dia 31 de maio o catolicismo celebra o Dia do Espírito Santo. Conforme a igreja católica, celebra-se a data após a Páscoa (após 50 dias)

Segundo a bíblia, nesse dia o Espírito Santo desceu dos céus sobre a forma de línguas de fogo aos apóstolos.

Dessa forma simbolizavam a presença de Deus, renovando-os.

No catolicismo, o Espírito Santo é a terceira prosopon da Santíssima Trindade – juntamente com Deus Pai e Deus Filho – e é o Deus onipotente. Ele é visto como sendo uma das pessoas do Deus Triuno, que revelou seu Santo Nome YHWH ao seu povo em Israel, enviou seu Filho Eternamente Gerado Jesus para salvá-los do pecado e da morte e enviou o Espírito Santo para santificar e dar vida à sua Igreja. O Deus Triuno se manifesta como três “pessoas” (grego koiné: hypostasis) de uma única substância divina (grego antigo: ousia), chamada Deus.

Jesus é apresentado nos Evangelhos como sendo o Messias há muito profetizado, que batiza não com água, mas com o “Espírito Santo” e com fogo (Lucas 3:16). Antes da Paixão, durante a Última Ceia, Ele promete enviar do Pai outro Paráclito ao mundo, o Espírito Santo, o “Espírito da Verdade” (João 15:26), que, segundo os Atos dos Apóstolos, apareceu na forma de “línguas de fogo” sobre os discípulos, os apóstolos, durante o evento conhecido como Pentecostes, que marca o início da Igreja de Jesus na Terra (Atos 2:1).

A compreensão do mistério da Santíssima Trindade varia nas diversas denominações cristãs. Algumas se intitulam trinitárias por compartilharem o ponto de vista majoritário acima, enquanto que as não trinitárias têm compreensão diferente do papel do Espírito Santo. Mesmo entre os trinitários, há diferenças: enquanto que a Igreja Ortodoxa afirma que o Espírito procede apenas do Pai (“através do Filho”), a Igreja Católica mantém que o Espírito Santo procede tanto do Pai quanto do Filho, uma doutrina que ficou conhecida como Filioque e já foi tema de grande controvérsia.

FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente