24 de fevereiro na história: novo calendário e vitória de líder argentino

24 de fevereiro na história. É possível que o atual calendário do tempo civil, no mundo, ainda venha a sofrer mudanças. Há falhas e, por isso, é de se prever tais modificações, mais à frente. Contudo, é melhor do que o antigo Calendário Juliano, implantado por Júlio César, em 46 aC.

Foi em 24 de fevereiro de 1582 que o Calendário Juliano foi substituído pelo Calendário Gregoriano. O autor da mudança foi o Papa Gregório XIII e sua universalização aconteceu por conta do poder da Igreja.

Por sua vez, o Calendário Juliano entrou em vigor no lugar do Calendário Romano. O Calendário Juliano estabeleceu que os dias dos meses ocorressem em sequência de 31, 30, 31, 30… de Januarius a Decembris. Contudo, havia a exceção de Februarius, que ficou com 29 dias e que, a cada três anos, teria 30 dias.

Foi então que o papa Gregório XIII encarregou um grupo de especialistas para corrigir o calendário juliano. O objetivo da mudança era fazer regressar o equinócio da primavera para o dia 21 de março e desfazer o erro de 10 dias existente na época. Após cinco anos de estudos, foi promulgado.

Mais informações sobre calendários vigentes: http://fatoefarsa.blogspot.com/2015/03/voce-conhece-as-diferencas-entre-os.html

Perón

Outro acontecimento importante, ainda mais para a América Latina, a vitória de Juan Domingo Perón em 24 de fevereiro de 1946. Já casado com a mítica Eva Perón, que até já rendeu filme de fama internacional, o militar consagrado assumia o governo argentino.

Antes disso, em dezembro de 1943, foi nomeado secretário de Trabalho e Segurança Social. Começava, assim, a trocar sua vida militar, com livros adotados nas escolas militares, pela vida civil. E a mudar, profundamente, a vida argentina.

Perón até hoje é símbolo de forte movimento político na Argentina, o peronismo, que rivaliza com agrupamentos conservadores. Mas, tudo começou, mesmo, com a sua destituição do cargo de secretário, e prisão subsequente, por um golpe armado, em 1945.

Na função de secretário do Trabalho, Perón havia promovido mudanças trabalhistas importantes em favor dos trabalhadores. Assim, milhares de pessoas foram às ruas, Perón foi solto, reuniu uma multidão em discurso, e venceu as eleições um ano depois.

Mais sobre Perón: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/peronismo.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Domingo_Per%C3%B3n

Saiba mais sobre acontecimentos da história, neste 24 de fevereiro: https://paraondeir.blog/historia-hoje/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.