História, hoje

História, hoje. O Para Onde Ir expõe principais fatos históricos do dia, a partir de informações compiladas pelo Planeta Saber. Dessa forma, o site satisfaz o desejo de conhecimento de nosso cada vez maior número de leitores. Contudo, há outras fontes igualmente importantes para o conhecimento do Hoje na História. São exemplos: o portal Terra, a Wikipedia e o EducaBras.

A história

A História é uma ciência que estuda os fatos passados, enumerando-os cronologicamente, e preocupando-se em estabelecer, ainda, relações de causa e efeito entre os diversos fenômenos levantados.

O estudo da história não se limita ao conhecimento puro e simples dos fatos, por mera curiosidade. Antes de mais nada, trata-se de extrair dos fatos e suas correlações explicações para o presente e ensinamentos com respeito ao futuro.

Como surgiu o estudo da história

Vivendo entre os anos de 485 anos antes de Cristo e 425 anos antes de Cristo, o grego Heródoto é considerado o pai da historiografia, pelo fato de ter sido o primeiro a descrever a história.

Heródoto é autor de nove livros compilados em As Histórias de Heródoto, em que ele narra histórias da época em que viveu, especialmente as histórias das guerras entre a Pérsia e a Grécia antiga.

Tratou o insigne filósofo grego de anotar informações, realizar pesquisas e consultar fontes para escrever as memórias do seu povo, o que posteriormente foi aperfeiçoado por outro filósofo grego de nome Tucídides, que impôs rigor e forma ao relato histórico.

Memória

Por tudo isso, é importante que a gente siga lembrando os acontecimentos passados. Dessa forma, podemos enxergar erros a serem evitados na construção do futuro. Além de termos chance de copiar as boas experiências vividas por nossos antepassados.

Assim, o Para Onde Ir se inscreve entre os sites que se preocupam efetivamente com as lições do passado, no rumo do futuro.