O profissional atua na garantia dos direitos do cidadão, mobilizando recursos da comunidade via políticas nas esferas pública e privada, e em ONGs
Celebra-se no dia 15 de maio como o Dia do/a Assistente Social. Profissional mais do necessário para a defesa dos direitos humanos, o Assistente social tem como principal desafio compreender a realidade dos indivíduos, construindo propostas de trabalhos adequados com suas necessidades.
O profissional atua na garantia dos direitos do cidadão, através da mobilização dos recursos da comunidade via políticas tanto nas esferas públicas quanto privadas e em organizações não governamentais (ONGs).
A data foi escolhida em virtude do Decreto 994/62 editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe.
A prática profissional também é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988 e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Atualmente existem no Brasil cerca de 110 mil assistentes sociais inscritos/as nos CRESS em exercício profissional.
O assistente social é qualificado para analisar a fundo situações que vemos nos noticiários diariamente e, principalmente, agir diante dos problemas. Pode atuar no setor público ou no privado, no atendimento à população e na formulação e execução de políticas públicas que possibilitem à população acessar seus direitos.
Crédito da foto: ead.uniarp.edu.br
FONTES:
http://www.tjes.jus.br/15-de-maio-dia-do-assistente-social/
https://ead.uniarp.edu.br/blog/o-que-faz-um-assistente-social
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir