03 de junho: Dia da Educação Ambiental (data nacional)

Desde 2012, o Brasil comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental em 3 de junho, oportunidade para refletir sobre o que tem sido feito até agora e o que se deseja para o futuro

Embora há muito tempo já houvesse ações para a valorização da natureza, foi somente em 1965 que surgiu o termo “Educação Ambiental” (ou Environmental Education, em inglês), durante a Conferência de Educação da Universidade de Keele, na Grã-Bretanha. A expressão surgiu a partir das preocupações de numerosos grupos ao redor do mundo sobre caminhos que a humanidade traçava em relação ao meio ambiente diante de tantas catástrofes que estavam acontecendo.  

Na década de 1970 foram realizadas importantes conferências que trouxeram as bases para se pensar sobre como deveria ser a Educação Ambiental. Se nos anos anteriores havia uma tendência relacionar a “natureza” como algo abstrato a ser protegido de um modo desconectado de seu contexto histórico, após a Conferência de Estocolmo, de 1972, passamos a refletir a partir de uma visão globalizante entre as relações do meio ambiente e da sociedade. 

No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA foi criada em 1999, e em São Paulo, a Política Estadual de Educação Ambiental é de 2007. Ambas as leis trazem o entendimento da Educação Ambiental como processo permanente de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida. Ou seja, essas leis trazem a herança de toda a legislação anterior e dos encontros internacionais que abordaram as questões relacionadas ao direito ao meio ambiente e a necessidade da participação popular.  

É muito comum a compreensão de que a Educação Ambiental resume-se à informação e comunicação sobre questões ambientais. É importante ressaltar que estas maneiras fazem parte dos processos de educação ambiental, mas não são a única maneira de isso acontecer. É importante aproveitar a CelebrAção desta data para promover o entendimento de que a Educação Ambiental deve ser compreendida de maneira mais ampla, como um instrumento da gestão ambiental que, ao trabalhar de maneira integrada com outras políticas públicas por meio de processos formativos, promove o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida para toda a sociedade.

É a partir desse olhar que a Coordenadoria de Educação Ambiental e os órgãos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) vêm trabalhando.  

FONTE:

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/03-de-junho-dia-nacional-da-educacao-ambiental/

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente