A data foi aprovada em 12 de abril de 2018, pela ONU,como um dia oficial de conscientização sobre os vários benefícios sociais de usar a bicicleta para transporte e lazer
Após o anúncio, o Secretário Geral da Federação Europeia de Ciclistas, Bernhard Ensink, declarou, “andar de bicicleta é uma fonte de benefícios social, econômico e ambiental – e isso é aproximar as pessoas”. A declaração da ONU é um reconhecimento da contribuição de ciclismo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Campanha
Leszek Sibilski liderou uma campanha para promover uma Resolução da ONU para o Dia Mundial da Bicicleta, eventualmente, ganhando o apoio de Turquemenistão e outros 56 países. O logotipo do Dia Mundial da Bicicleta foi projetado por Isaac Feld e a animação complementar foi feita pelo Professor John E. Swanson. Ela retrata ciclistas de vários tipos pedalando ao redor do mundo. No fundo do logotipo está a hashtag #June3WorldBicycleDay (em português, #3DeJunhoDiaMundialDaBicicleta). A mensagem principal é mostrar que a bicicleta pertence e serve a toda a humanidade.
No Brasil
Com a ascensão do ciclismo no Brasil, as campanhas e eventos para comemorar o dia mundial da bicicleta estão ganhando notoriedade a nível nacional e estão sendo incentivados pelos cicloativistas, portais de conteúdo de ciclismo e alguns níveis dos órgãos públicos.
Espera-se a melhora da acessibilidade, segurança e infraestrutura para pedestres e ciclistas nos próximos anos.
FONTE:
Dia Mundial da Bicicleta – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Crédito da foto: Agência Brasil
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir