A devoção a Nossa Senhora do Livramento, em Umbuzeiro, faz parte da criação da cidade, assim que a paróquia desmembrou-se da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra, de Natuba, já extinta desde 21 de outubro de 1902.
A sede paroquial foi então transferida para a Vila de Umbuzeiro, formando, a partir de então, a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento. Sua instalação aconteceu dias depois da extinção da antiga paróquia, isto é, em 26 de outubro de 1902.
Umbuzeiro é berço de figuras históricas da Paraíba e do Brasil, a exemplo de Epitácio Pessoa, ex-presidente da República (1919-1922), João Pessoa (que governou a Paraíba entre 1928 e 1930), e Assis Chateaubriand (um dos maiores nomes da imprensa e da política brasileira).
Igreja
A construção da Igreja é um marco na história da cidade, erguida com as bênçãos do padre Ibiapina e do ex-presidente Epitácio Pessoa, cuja inauguração aconteceu sob intensa festa em 17 de março de 1941, com os altares em mármore carrara.
Ainda hoje a Igreja de Nossa Senhora do Livramento – uma das invocações de Maria, pelo seu poder intercessor junto ao filho Jesus – se afigura como uma construção religiosa de forte destaque na região onde se localiza a cidade de Umbuzeiro.
Fontes:
Umbuzeiro
Cultura de Umbuzeiro – Paraíba: Aspectos humanos sociais e culturais de uma cidade de tradições – Lindomar da Silva Souza – UEPB
A Feira Livre de Umbuzeiro-PB: Espaço das reproduções econômicas e culturais da população