Trabalho cooperativo festeja seu dia internacional neste 04 de julho

Visando fortalecer o trabalho cooperativo, neste sábado, 04 de julho, comemora-se, em 2020, o Dia Internacional do Cooperativismo. Na verdade, a homenagem mundial ao cooperativismo acontece no primeiro sábado do mês de julho, anualmente.

A decisão foi tomada pela Aliança Cooperativa Internacional, pela primeira vez, em 1923. Contudo, a data somente foi oficializada em 1994 para celebrar um movimento que teve início em meio à Revolução Industrial Inglesa.

À época, os trabalhadores eram submetidos às piores condições de trabalho pelo capitalismo nascente. Por isso, surgiu a forma de trabalho cooperativo com foco na organização associativa para fins de produção e consumo.

No Brasil, segundo o portal O Seu Dinheiro Vale Mais, a primeira cooperativa brasileira surgiu no século XIX. De acordo com a informação, tratava-se de uma cooperativa de consumo em Ouro Preto-MG.

Ainda de acordo com o texto, no ano de 1902, começo do Século XX, foi fundada a primeira cooperativa voltada para o crédito. Agora, no Rio de Grande do Sul. Segundo o portal Sicoob CredCampo, essa primeira cooperativa de crédito foi criada no município de Nova Petrópolis, naquele estado.

Inicialmente chamada de “Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, foi posteriormente batizada de “Caixa Rural de Nova Petrópolis”. Essa cooperativa de crédito pioneira ainda hoje está em atividade, com o nome de “Cooperativa de Crédito Rural de Nova Petrópolis”.

Agropecuária

Em 1906, começam a se desenvolver as primeiras cooperativas agropecuárias nacionais. Daí em diante, o setor cooperativo agropecuário cresceu de forma exponencial no Brasil. Dessa forma, faturando na casa de centenas de bilhões de reais.

Nos últimos oito anos, o número de cooperativas agro cresceu 4%, totalizando 1.613 cooperativas até 2018, segundo dados da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Assim, são mais de 1 milhão de associados e quase 210 mil pessoas empregadas no setor.

Segundo resume o portal Empresas Cooperativas, o cooperativismo é um movimento social e econômico, realizado entre indivíduos, que se baseia em uma visão colaborativa. Nas cooperativas, todos os associados participam das atividades e decisões, de forma a atingir o bem comum e satisfazer necessidades coletivas.

Assista ao vídeo sobre cooperativismo produzido pelo Sicoob, que reúne as cooperativas de crédito

 

ACESSE A CATEGORIA HISTÓRIA E SAIBA MAIS SOBRE O DIA NA HISTÓRIA

 

You may also like

Comente