Que topônimo a atual João Pessoa teve por mais tempo?

  1. Findo o domínio holandês, em 01 de fevereiro de 1654, a cidade de Nossa Senhora das Neves não retomou o nome de Filipéia

Com o retorno dos portugueses ao domínio da Capitania da Paraíba, e também já resolvida a independência do reino português com relação ao espanhol, a primeira providência foi o rebatismo da cidade, que então, em 1 de fevereiro de 1654, passou a se chamar Parahyba, pela grafia da época, assim permanecendo até 04 de setembro de 1930 quando, por razões políticas, passou a se chamar João Pessoa, sob a intensa comoção provocada pelo assassinato do então presidente do Estado da Paraíba, João Pessoa.

SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS

Dessa forma, a capital paraibana passou mais de 276 anos sendo conhecida como Paraíba, na atual grafia, portanto, sob a mesma denominação da capitania. E, dessa forma, continuou durante o Império, a partir da Constituição de 1823, e enfim do Estado, após o advento da República, em 1889.  

PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Tendo a cidade da Paraíba como capital, o período inaugurado pela expulsão dos holandeses foi o que assistiu ao início e à ampliação do sítio urbano pessoense no rumo do interior, por meio dos movimentos de entradas onde os embates com os índios que ocupavam o Cariri e o Sertão paraibanos foram constantes, em desfavor dos naturais da terra.

No processo de conquista para além da capital foram sendo povoadas, a partir da defenestração dos neerlandeses, sem ordem cronológica, Pilar, Areia, Campina Grande, São João do Cariri, Pombal e Sousa.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Registre-se, ainda, que a cidade da Paraíba não tinha ainda qualquer figura administrativa que se assemelhasse aos atuais prefeitos, durante os períodos de capitania e de Império, o que somente veio a acontecer após a proclamação da República, com a nomeação dos intendentes.

Por Sérgio Botêlho, com informações das seguintes FONTES:

Microsoft Word – Historia da Paraíba.doc (pm.pb.gov.br)

www.de.ufpb.br/~ronei/JoaoPessoa/histor.htm

You may also like

Comente