Neste 3 de agosto é comemorado o fim da censura no Brasil, que vigorou durante a ditadura militar implantada a partir de 1964
A censura vigorou no país durante o período do Regime Militar (1964-1985) e era aplicada em diferentes esferas da sociedade com base em critérios morais e políticos. Desde o trabalho informativo até culturais, como festivais de música e teatro, eram avaliados pelo Governo para só então chegarem ao público.
SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA
No dia 03 de agosto é comemorado o fim da censura no Brasil. Neste dia, em 1988, foi votado pela Assembleia Constituinte de 1987 o texto da Constituição Federal que cessava a censura e a tortura no país. A data é um marco importante para a redemocratização do país.
Essa é uma data simbólica, pois leva a sociedade a refletir e celebrar a importância e o direito à liberdade, garantida pelo inciso IX do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que diz que “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
FONTE:
Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir