Taxa de desocupação caiu em 2020, mas é a maior desde 2012

Além da taxa de desocupação, tem ainda: vacina russa na Bahia; 5G no Brasil; outorga e autorização para transporte de passageiros

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 67 de 27.02.2021

 

Taxa de desocupação cai em 2020, mas, é a maior desde 2012

A taxa de desocupação caiu para 13,9% no quarto trimestre, depois de atingir 14,6% no trimestre anterior. Mesmo assim a taxa média de desocupação para o ano de 2020 foi de 13,5%, a maior desde 2012. Isso corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país. O resultado para o ano interrompe a queda na desocupação iniciada em 2018, quando ficou em 12,3%. Em 2019, o desemprego foi de 11,9%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje (26) pelo IBGE.

Bahia negocia vacina russa

A Bahia negocia com o Fundo Soberano Russo a compra de cerca de 2 milhões de doses da vacina Sputnik V, o suficiente para concluir a primeira fase da vacinação que reúne idosos e profissionais de saúde. “A meta é receber essa quantidade num prazo de 60 a 90 dias a partir do fechamento do contrato, o que pode acontecer já na semana que vem”, afirmou o governador Rui Costa, que participou de uma reunião virtual com os russos nesta sexta-feira (26).

5G estará no Brasil até julho de 2022

A tecnologia do 5G estará disponível em todas capitais brasileiras até julho de 2022. O edital para o leilão do 5G foi aprovado nessa quinta-feira, 25, pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também decidiu pela obrigatoriedade da adoção imediata do padrão em formato standalone, o que demanda a implantação de uma rede independente do atual 4G. O edital agora será encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU)..

Regras de autorização para o transporte interestadual e internacional de passageiros tramitam no Congresso

Em nota técnica assinada pela CNT e pela Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), as entidades justificam a necessidade da urgência da tramitação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei n.º 3.819/2020, que estabelece regras de outorga para a autorização para o transporte interestadual e internacional de passageiros. 

Transporte interestadual e internacional de passageiros

Desde 2014 (Lei n.º 12.996), a legislação permite a outorga dessa modalidade de transporte para empresas privadas por meio de autorização, em vez de concessão. A autorização é um ato discricionário (ou seja, não depende de licitação) e pode ser entregue ou retirada a qualquer momento. Desde então, a mudança é tema de contestações judiciais por contrariar a Constituição. 

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda de -2,95%, a 112.256 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 1,77%, a R$ 5,52.

⏳ Destaques:

Destaque deste 27 de fevereiro para DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias anteriores sobre Economia do Turismo

You may also like

Comente