Tarifa zero no transporte urbano é defendida por empresário do setor

Tarifa zero no transporte coletivo urbano já não é apenas reivindicação vinda de segmentos da população. Decerto, já existe empresário do setor defendendo a gratuidade para todos os usuários.

‘Passei a me interessar para uma realidade que é a tarifa zero do transporte. Por que não pensar nisso?, diz João Rezende, presidente do Consórcio Guaicurus, de Campo Grande-MS. Nesse sentido, a matéria está no portal Campo Grande News, do Mato Grosso Sul.

‘O SUS [Sistema Único de Saúde] não é de graça para todo mundo? A segurança não é de graça? A educação não é de graça’. Assim, o empresário segue defendendo que o transporte público também deveria ser gratuito, segundo a publicação.

Na opinião de Rezende, as passagens seriam custeadas por um fundo. Ele cita como exemplo para o transporte coletivo as áreas de Saúde e Educação, onde existem fundos garantidores.

De acordo com a matéria, na versão tarifa zero, as empresas de transporte são contratadas por municípios e governos e recebem de acordo com a quilometragem rodada. Dessa forma, atrelado ao número de veículos e a quantidade de viagens.

Exemplo

No Brasil, há tarifa zero em 14 cidades, as mais recentes na região metropolitana de São Paulo, pontua o texto. A saber, Vargem Grande Paulista implantou o sistema em novembro do ano passado. A população que pagava R$ 3,70 para andar de ônibus agora utiliza transporte público gratuito.

Para conseguir a isenção, foi criado por lá o Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano. O fundo é capitalizado com valores de multas de trânsito, taxa de transporte público de passageiros paga por empresas privadas e publicidade faturada por utilização de espaço em pontos de ônibus.

Nos primeiros 60 dias o valor foi integralmente pago pela Prefeitura, até o Fundo se capitalizar.

“É certo, nós não vamos mais ser do tamanho que fomos, isso é fato. Com desemprego home office, com certeza nossa clientela vai diminuir. Há quem diga que deve voltar, a médio prazo, no máximo 80% do que era”, prevê João Rezende.

Matéria completa pode ser lida acessando o link abaixo:

https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/presidente-de-consorcio-defende-que-futuro-do-onibus-e-tarifa-zero-para-todos

You may also like

Comente