SMS inaugural foi remetido em 03 de dezembro de 1992

Em 03 de dezembro de 1992 foi enviado o primeiro SMS (Short Message Service, ou, Serviço de Mensagem Curta). O cenário foi o Reino Unido.

Em 03 de dezembro de 1992 foi enviado o primeiro SMS (Short Message Service, ou, Serviço de Mensagem Curta). O cenário foi o Reino Unido, sendo que de um lado da comunicação estava um computador pessoal e do outro, um aparelho celular.

Desde então, o SMS ganhou crescente espaço na comunicação internacional, especialmente entre aparelhos celulares. Em funcionamento, ainda, o SMS, contudo, foi sendo tecnologicamente superado por outros meios de comunicação desenvolvidos na internet.

Hoje em dia, a capacidade de comunicação atinge velocidades estonteantes. O mundo, que havia reduzido as distâncias geográficas por meio do telégrafo, foi ficando cada vez mais a aldeia global preconizada por Marshall McLuhan, na década de 60.

O telégrafo

O encurtamento das distâncias entre os povos começou para valer com o telégrafo. Com efeito, em 1837, Samuel Morse registrou um código, que teve o seu sobrenome, e a patente do telégrafo elétrico.

Assim, por meio de fios elétricos que, paulatinamente, se espalharam pelo mundo, por cima da terra e por baixo dos oceanos, foi possível o envio de mensagens a grandes distâncias. A partir de então, a economia, a política internacional e as guerras foram sendo influenciadas, para o bem e para o mal.

O telefone

Foi o telefone que, a partir do final do século XIX, conseguiu, aos poucos, ir substituindo o telégrafo. Apear de terem convivido por um longo período, século XX afora. O princípio do telégrafo serviu para a criação do telefone.

Da mesma forma que a eletricidade conduzia o sinal morse, passou a conduzir a voz humana. Já não uma mensagem esperando a outra para ser transmitida. Mas, as mensagens em forma da própria voz sendo conduzidas pela eletricidade, ao mesmo tempo. Sem precisar de código.

O responsável pela invenção do telefone foi Alexander Graham Bell, nascido em Edimburgo, na Escócia, em 3 de março de 1847, e falecido na Nova Escócia, no Canadá, em 02 de agosto de 1922.

O rádio

Também quase ao mesmo tempo foi sendo construinda a tecnologia do rádio, na transmissão de áudio por meio de ondas eletromagnéticas. Na sequência, a televisão, usando dos mesmos princípios para a transmissão de imagens.

Importante assinalar que cada uma dessas invenções, além de conviverem, influenciaram e foram influenciadas umas pelas outras, até o mundo chegar à maravilha da Internet. E, neste espaço, das espantosas redes sociais, que vem quebrando, pulverizando, as fronteiras entre os países.

O telefone celular, por exemplo, surgiu a partir do mesmo princípio do rádio, ou seja, de transmissão por meio de ondas eletromagnéticas. Com o tempo, utilizando diversas tecnologias, desde a 1G, na década de 80, ao 5G, já em função, no mundo.

Uma aventura que continua sem que tenhamos a mínima possibilidade de estabelecer, com rigor, como vai evoluir a comunicação entre as gentes. Evolução que apenas necessita de cada vez mais democracia, no mundo.

Memória

Portanto, o SMS e a comunicação é mais um texto que faz parte das memórias do Para Onde Ir.

(Sérgio Botêlho)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.