Dia de São Longuinho, em 15 de março, lembra o santo que primeiro reconheceu Cristo como filho de Deus; o santo dos três pulinhos, que costuma ajudar a encontrar coisas perdidas
Em 15 de março é celebrado o Dia de São Longuinho, um santo muito reverenciado em todo o mundo pelo seu papel como o primeiro a reconhecer Jesus como o filho de Deus. No Brasil, a data é ainda mais especial, pois São Longuinho é considerado um santo que ajuda na hora de procurar coisas perdidas.
A vida de São Longuinho é bem documentada, mas sua origem e identidade são desconhecidas. Acredita-se que ele viveu no primeiro século da era cristã, provavelmente na região da Galileia. Como não há registros históricos sobre ele, muitas lendas foram criadas ao longo dos anos.
Lendas
A mais popular diz que Longuinho foi um criado de Jesus em Nazaré. Ele teria sido testemunha das obras milagrosas e das pregações do Cristo e, por isso, acabou sendo o primeiro a reconhecê-lo como o filho de Deus.
Outra lenda afirma que Longuinho era um camponês rico com muita terra. Ele teria usado a grande quantidade de grãos para alimentar os pobres durante a fome na Galileia. Além disso, conta-se que ele também abriu suas portas para acomodar os desabrigados.
No Brasil, São Longuinho é muito reverenciado. Os devotos acreditam que o santo possui poderes milagrosos e que é capaz de ajudar aqueles que buscam algo perdido. Por isso, ainda hoje é comum oferecer orações a ele quando algo importante é perdido.
Dia 15 de março é celebrado o Dia de São Longuinho, e muitas pessoas se reúnem em igrejas para homenageá-lo. Em muitas delas, as orações são seguidas de um momento de silêncio.
Além disso, muitas pessoas costumam procurar a bênção de São Longuinho para outras necessidades, como a cura de doenças ou o alcance de metas pessoais.
Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho
Fale com o Para Onde Ir
Comente