João Pessoa e suas histórias: Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

Não tem como esconder a emoção quando se chega ao Largo onde se destacam a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e o antigo Hotel Globo.

Sérgio Botêlho – Embora a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, em João Pessoa, ostente a data de 1843, descobriu-se que abaixo dela há construções que seriam da época da fundação da Paraíba, no século XVI; mas, há citação sobre a igreja (tratada como capela) datada de 1692

Não tem como esconder a emoção quando se chega ao Largo São Pedro Gonçalves, no Varadouro. Além de uma parte do casario original entre outros prédios em ruína, destacam-se a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e o antigo Hotel Globo.

Sendo parte da região do Varadouro, o largo revela traços ainda a serem explorados da história da capital paraibana. Embora a Igreja tenha data histórica de 1843, há construções anteriores, abaixo do templo, recentemente descobertas.

O fato é que em 2000, durante obras de restauração da igreja apareceram, abaixo da construção, fortificações em pedra calcária datadas por historiadores, arquitetos e arqueólogos como possivelmente sendo das primeiras obras erguidas na Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em finais do Século XVI.

Segundo descreve o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba-Iphaep, a área construída e que se encontrava soterrada deve ter cerca de 10.000 m² e pode se tratar das históricas ‘Muralhas do Varadouro”.

Dai – conclui o Iphaep – “esses vestígios de muros de pedra calcária, que atingem em alguns trechos entre oito e dez metros de altura, pelo seu período estimado, podem remeter às primeiras ocupações da então Capitania da Paraíba, de 1585”.

Em todo o caso, a igreja já é citada em 1692, num documento dos beneditinos atribuído ao Capitão Piloto Manoel Francisco Grangeiro, em mapa que inclui o Porto do Varadouro, o Alto do Varadouro, “Rua do Varadouro para a Cidade” e outros sítios da Cidade da Paraíba no final do século XVII.

Independentemente dessa datação, o Largo São Pedro Gonçalves e seu casario integram o conjunto arquitetônico que compõe o Centro Histórico de João Pessoa, junto com a vizinha Praça Antenor Navarro, e tantos outros prédios da parte baixa e central da capital paraibana.

Frei São Pedro Gonçalves

Mas, quem foi São Frei Pedro Gonçalves que dá o nome à igreja? Espanhol, nascido como Pedro González Telmo, também conhecido como Santelmo ou Corpo Santo, viveu entre o final do Século XII e início do Século XIII, tendo falecido aos 56 anos.

Frei da ordem dominicana, é considerado padroeiro dos homens do mar e dos barqueiros, o que chega a justificar sua igreja tão próxima do Porto do Capim, onde ontem e hoje vivem e trabalham pescadores e barqueiros do rio Sanhauá.

Fontes:

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

https://turismo.joaopessoa.pb.gov.br/o-que-fazer/pontos-turisticos/igrejas/igreja-de-sao-frei-pedro-goncalves/

João Pessoa – Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

 

Pedro González Telmo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_González_Telmo

Cópia fotográfica do mapa de Manoel Francisco Grangeiro (1692). As… | Download Scientific Diagram (researchgate.net)

 

You may also like

Comente