São Paulo e suas histórias: Rua Avanhandava

Sérgio Botelho – pós atravessar um período de inquietante decadência, junto com o Centro de São Paulo, a rua Avanhandava, na região do Baixo Augusta (Bixiga) se reergueu e foi transformada em uma festa para os olhos e para o apetite

Rua Avanhandava São Paulo
Rua Avanhandava São Paulo (Crédito da foto: Sérgio Botêlho)

Há uma travessa da tradicional Rua Augusta, em São Paulo, já perto da praça Roosevelt, que é, para muitos, a rua mais charmosa de São Paulo: a rua Avanhandava, uma das maravilhas de um ambiente festivo e plural conhecido como Baixo Augusta. A via homenageia cidade do interior de São Paulo, em torno dos 9.000 habitantes.

HISTÓRIAS DE SÃO PAULO

Contudo, o charme da Avanhandava nem sempre existiu. Na década de 1950 era caminho de carros que se espremiam entre outros carros parados de um lado e do outro da rua. Depois, na década de 1970, viveu uma época de decadência em que estava mergulhado todo o centro paulistano.

Acontece que na década de 1980 um cidadão descendente de italiano de nome Walter Mancini, nascido e criado no centro da cidade, inaugurou a cantina Família Mancini. Corria o ano de 1980. Cerca de 20 anos depois nasciam outros empreendimentos da família, na mesma rua: o IL Restaurante, a Calligraphia Galeria de Artes, a lanchonete Madreperola, o Migalhas e a loja Gato Bravo Vintage Shop.

Em 2007, Mancine adotou o local e promoveu, com a ajuda da prefeitura, uma completa repaginação da Avanhandava, elevando o leito da rua quase ao nível das calçadas, edificando fontes, dentro e fora da restaurante, erguendo canteiros e implantando vasos com plantas pela rua, dando àquele pedaço urbano de São Paulo características singularmente belas.

Hoje, a Avanhandava é point da boêmia paulistana e dos apreciadores da boa culinária. Milhares de pessoas vão mensalmente curtir o ambiente e se deliciar com os cardápios únicos oferecidos pela Família Mancini, emprestando um ar ainda mais mágico à região do Baixo Augusta. Um espetáculo!

 

You may also like

Comente