Desvendando o Rio de Janeiro por cima e por todas as partes

Rio de Janeiro, sem dúvida, é uma das mais belas cidades do mundo. Relatada em verso e prosa, no mundo inteiro, as imagens do Rio encantam moradores e visitantes. Dessa maneira, com o vídeo, quem já conhece, mata as saudades, e quem não conhece, renova a vontade de conhecer. Embora haja novidades que somente com imagens, assim, de cima, são possíveis de observar melhor.

Por conta de sua beleza singular, o Rio segue firme na preferência dos viajantes estrangeiros que chegam no Brasil. Assim, mesmo com os elevados índices de violência que, infelizmente, tanto atormentam a cidade.

Por conta dessa beleza natural inconfundível, fica bem fácil fotografar o Rio. Ao propósito, em sendo imagens de cima, a beleza se impõe com força. Como é o caso do vídeo que estamos, agora, reproduzindo, aqui, no Para Onde Ir.

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

O vídeo começa mostrando a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, localizada na parte oriental da Baía da Guanabara. A fortaleza atualmente é sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército.

Contudo, durante as fases Colônia e Império do Brasil, a fortaleza fazia a defesa da Baía.  Se bem que juntamente com o Forte Tamandaré da Laje, compondo um fogo cruzado eficiente. A Fortaleza de Santa Cruz da Barra fica em Niterói e o forte, na Ilha da Laje.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Como diz o nome, o Museu de Arte Contemporânea fica na cidade de Niterói. Desse jeito, bem de frente para a Baía da Guanabara. Sem dúvida, uma grande obra, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, uma das glórias de nossa arquitetura.

Ponte Rio Niterói

Na sequência, o vídeo mostra a Ponte Rio Niterói, uma das maiores pontes de concreto protendido do mundo. Isto é, um concreto que encerra cabos de aço tracionados e ancorados no próprio concreto. Assim estruturada, a ponte tem mais de 13 km de extensão, e mais de 70 ms de altura.

Ilha de Paquetá

Descoberta pelos franceses, a Ilha de Paquetá encerrou uma sangrenta luta entre franceses e portugueses. A saber, os franceses, em aliança com os Tupinambás, enquanto os portugueses, ao lado dos Temiminós. Hoje a Ilha de Paquetá é local turístico, mas, também, de moradia.

Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense

Dentro da concepção ambiental de mosaico o Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense é formado por várias unidades de conservação. Porém, são unidades diversas que se complementam.

O Parque Estadual dos Três Picos, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a Área Ambiental de Guapimirim formam o Mosaico Fluminense. Dessa maneira, podem ser encontradas na região peculiaridades como o Dedo de Deus. Mas também pode ser praticado o montanhismo.

Rio de Janeiro de noite e de dia

Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Sambódromo, aeroportos, orla marítima e Pedra da Gávea também são mostrados nas imagens. E ainda, montanhas e picos, asa delta, favelas, a música, Lagoa Rodrigo de Freitas e Jockey Clube Brasileiro.

Ainda mais, Jardim Botânico, Forte de Copacabana, Pão de Açúcar e seu bondinho, centro histórico e a Catedral Metropolitana. Enfim, Arcos da Lapa, prédios modernos e antigos, Teatro Municipal, mais igrejas, Paço de São Cristóvão, Quinta da Boa Vista, Maracanã e Maracanãzinho.

Um vídeo para cariocas ou não assistirem, repetidamente. Vale a pena.

O vídeo:

Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_Santa_Cruz_da_Barra

http://visit.rio/que_fazer/museu-de-arte-contemporanea-mac-2/

http://baiadeguanabara.org.br/site/?page_id=4791

https://engenhareia.wordpress.com/2017/07/07/ponte-rio-niteroi/

https://www.ilhadepaqueta.net/apresentacao/?gclid=CjwKCAiA__HvBRACEiwAbViuU1eShNpWkDGJEjutBvKNTj2ckcsx7-IJe1rYbQ4KvU53zQPkoavGJRoCGQsQAvD_BwE

http://www.icmbio.gov.br/apaguapimirim/quem-somos/mosaico-central-fluminense.html

Desse jeito, o Rio de Janeiro passa a fazer parte da série Destinos, do Para Onde Ir

(Sérgio Botêlho)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.