6 de março: início da Revolução Pernambucana de 1817

A Revolução Pernambucana de 1817 teve início no dia 6 de março empunhando a defesa da independência do Brasil e de ideais republicanos

A Revolução Pernambucana de 1817 teve início no dia 6 de março empunhando a defesa da independência do Brasil. Mas também com ideais republicanos inspirados na Revolução Francesa e na Independência dos Estados Unidos. A revolta foi um marco na história do Brasil, dentro da  luta pela independência política do país.

Os líderes da Revolução

A Revolução Pernambucana foi liderada por Domingos José Martins, José Barros Lima, Padre João Ribeiro e Cruz Cabugá. Sobretudo influenciados pelos ideais liberais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, eles acreditavam que era possível transformar o Brasil em uma nação independente, liberal e republicana.

Motivação da Revolução

A Revolução Pernambucana foi motivada por diversos fatores. Primeiramente, a economia do Nordeste estava em crise, com a desvalorização do açúcar no mercado europeu. Enquanto isso, nas Antilhas, os holandeses empregaram o que haviam aprendido sobre a cultura da cana durante o tempo em que dominaram parte do Nordeste brasileiro.

O descontentamento era embalado pela crença de que a autonomia do Brasil era possível, especialmente após a independência dos Estados Unidos. Além disso, o governo português se mostrava cada vez mais autoritário e explorador, o que aumentava o descontentamento popular. A elevada cobrança de impostos para sustentar a Corte deixava enfurecidos os comerciantes e o povo em geral.

Desenvolvimento da Revolução

A Revolução Pernambucana começou com a morte do brigadeiro português Manoel Joaquim Barbosa de Castro. O militar foi morto ao dar ordem de prisão contra o capitão José de Barros Lima.

Logo, os revoltosos conseguiram tomar o controle de diversas localidades em torno do Recife. Além disso, instituíram a República e proclamaram a Independência do Brasil. No entanto, a revolta não durou muito tempo. Após algumas semanas, mais precisamente em 20 de maio de 1817, as tropas portuguesas conseguiram derrotar os rebeldes.

Os líderes da revolta foram presos, fuzilados e chegaram a sofrer martírio, por ordem de Dom João VI. Por fim, a simbologia da Revolução de 1817 inspirou a bandeira do Estado de Pernambuco.

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho

Fale com o Para Onde Ir

You may also like

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: