Resumo do noticiário nacional de 04 de setembro de 2023

SINOPSE DO NOTICIÁRIO DE 04.09.2023

Mais um dia de manchetes voltadas para a temática econômica nos jornais da grande mídia impressa nacional. O Globo foca na mudança de regra do Microempreendedor Individual que deve ter faixa de regime tributário ampliado. Já o Estadão registra avanços com relação a cooperativas de crédito, que até estão virando bancos. Por sua vez, a Folha de São Paulo diz que quem estudou mais perdeu mais renda na década. Enfim, o Valor Econômico informa que os fundos de renda fixa tiveram maior busca após o início do ciclo de corte de juros.

Manchetes do dia:

“Cooperativa de crédito avança e já vira alternativa a banco. Instituições ampliam presença e passam a deter 6,9% dos depósitos.” Manchete de capa do Estadão.

“Mais escolarizados têm queda maior de renda na década. Segundo dados do IBGE, quem estudou mais perdeu em média até 16,7% dos rendimentos e caiu na informalidade.” Manchete de capa da Folha.

“Mudança na regra do MEI deverá beneficiar até meio milhão de empresas. Governo e Congresso articulam ampliar faixa do regime tributário simplificado.” Manchete de capa do O Globo.

“Início do ciclo de corte de juro eleva busca por fundos de renda fixa ‘turbinados’. Captação começa a refletir interesse por risco um pouco maior; bancos e gestoras lançam produtos”. Manchete de capa do Valor Econômico.

Editoriais do dia:

“Desmate acelerado. Ritmo de perda de vegetação se intensificou nos últimos anos; causas incluem economia e política.” Editorial da Folha.

“A surpresa do PIB. Alta supera projeções, mas investimentos estão abaixo do necessário para um avanço duradouro.” Editorial da Folha.

“Entendimento sobre denúncia anônima favorece o crime. Justiça deveria rever decisão que manda anular provas mesmo se informações se mostram verdadeiras.” Editorial do O Globo.

“Populismo tarifário representa risco nas concessões ao setor privado. Primeiro leilão de estradas no governo Lula desperta receio de repetição dos erros do governo Dilma.” Editorial do O Globo.

Um partido a serviço de Lula. Ao anunciar candidatura a três anos das eleições, o PT explicita seu objetivo: a manutenção de Lula no poder.” Editorial do Estadão.

Governança não é complemento de renda. Governo fere regras básicas de governança ao negociar assentos em conselhos de administração de empresas.” Editorial do Estadão.

Congresso reduz danos ao contribuinte. Congresso restitui o voto de qualidade no Carf, mas sem as penalidades que o governo queria.” Editorial do Estadão.

Gasto público e não investimento explica crescimento do PIB. Investimento esteve estagnado no trimestre e em queda na relação com períodos mais longos.” Editorial do Valor Econômico.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a operar nesta segunda-feira, 03.

You may also like

Comente