12 de março de 1537: ganha foro o Arrecife dos Navios, futura Recife

Nesta data, Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, recebe a Carta de Foral do ancoradouro que viria a ser o Porto do Recife

Nesta data, Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, recebe a Carta de Foral sobre o ancoradouro que viria a ser o Porto do Recife

Em 12 de março de 1537, Duarte Coelho recebia a Carta de Foral sobre o Arrecife dos Navios, que viria a ser o Porto do Recife. A data ficou marcada, então, como a de surgimento de uma das mais importantes cidades brasileiras, a Cidade do Recife, hoje, capital do Estado de Pernambuco.

Antes, em 10 de março de 1534, Duarte Coelho havia recebido do rei Dom João III, a Carta de Doação da Capitania de Pernambuco, obedecendo ao processo de colonização do Brasil, então, dividido em capitanias hereditárias, decisão administrativa que acabou não dando certo pela extensão das propriedades e por falta de recursos financeiros dos donatários.

O Recife, portanto, nasceu daquele ancoradouro, habitado por gente que vivia do mar, ao lado da parte mais habitada da região, que era a Vila de Olinda, que tem sua data de aniversário para outro 12 de março, dois anos antes, o que é mais uma revelação do elo que une esses dois centros urbanos de Pernambuco desde suas origens até os dias de hoje, com algumas passagens de desavenças.

Comércio

O comércio marítimo foi, aos poucos, elevando a importância do Arrecife dos Navios. Com isso, a chamada Povoação dos Arrecifes (também conhecida como Ribeira Marinha dos Arrecifes) somente foi crescendo em tamanho e importância. 

Invasão holandesa

O que acabou dando maior importância à cidade do Recife foram os holandeses que, em 1630, invadiram Pernambuco e se instalaram no local, tendo inclusive incendiado a cidade de Olinda para provocar o êxodo para a nova urbe, que se transformou, então, na capital da colônia holandesa, no Brasil.

Aniversário

Portanto, embora não se constitua em feriado, o dia 12 de março é considerado o aniversário do Recife, e, também, de Olinda, por uma questão fortemente simbólica, mais do que cercada de compromissos oficiais.

Fontes:

História Hoje: Português Duarte Coelho assumiu a capitania de Pernambuco há 483 anos

Terras doadas pelo rei de Portugal

Recife e Olinda

Porto do Recife

12 de março de 1537 – Nessa data, o porto de Olinda virou cidade.

12 de Março 1535 e 1537 Aniversário de Olinda e Recife

⏳ Destaques:

Destaques históricos e comemorativos do dia
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Comente