A imensamente paradisíaca Praia do Tambá ou Tanguá, na Paraíba, é mais uma das maravilhas do litoral marcadamente indígena de Baía da Traição
Sérgio Botêlho – É impressionante! No fantástico litoral de Baía da Traição, na Paraíba, tão belo de se ver e muito mais de se curtir, há sempre uma surpresa à espera do visitante, já deslumbrado. A Praia de Tambá, também conhecida como de Tanguá, é realmente uma beira-mar com todos os elementos de um paraíso.
Adorada por surfistas e pelos amantes da natureza (aliás, uma característica marcante do Litoral Norte da Paraíba, que sobrevive sob as bênçãos de Tupã e a guarda dos potiguaras), a praia enfeitiça à primeira e a todas as vistas, e costuma deixar saudades nas pessoas que lhe palmilha as terras e goza de suas águas.
Da mesma forma que em outras praias do sedutor litoral paraibano, há na Praia de Tambá falésias notáveis, cheias de cores, que emolduram um cenário digno de pinturas da mais divina arte. No alto dessas falésias, fica a aldeia Galego que teve, recentemente, seu nome mudado para Aldeia Alto do Tambá, onde se pode comprar artesanato indígena.
Mas, não só o artesanato indígena. Os descendentes do Potiguaras, que dominam completamente o litoral nordestino, na faixa do Maranhão a Pernambuco, proporciona ao turista a dança e a comida típica, doces e frutas nativas, e passeio por trilha que sai do outro lado da aldeia até o mar.
Morro do Tambá
A vista do morro do Tambá, nas falésias, é belíssima. Lá do topo, o turista poderá ter uma visão privilegiada da enseada e do Farol da Baia da Traição, inaugurado em 1923, sobre uma ilha. O farol tem 12 metros de altura. Possuindo também, um passeio de barco que margeia o local.
Por conta de suas águas revoltas e fortes ondas, o surf é uma das práticas esportivas mais vistas em Tambá.
Fontes:
Vídeos: