Praia do Oiteiro: dunas, falésias, deserto e um mar puro espetáculo

O litoral norte da Paraíba guarda praias que parecem intocadas, ainda, e uma delas é a Praia do Oiteiro, no município de Rio Tinto

O Litoral Norte da Paraíba, mais do que o Litoral Sul (cujas belas praias encantam turistas e frequentadores contumazes) guarda praias bem próximas do que poderíamos chamar de virgens, selvagens, na verdade, quase inexploradas.

O litoral formado por Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto e Mataraca, por força da presença de remanescentes indígenas, da nação Potiguar, guarda ainda praias quase desertas e de cenários paradisíacos.

Maravilhosas praias da Paraíba

Uma dessas praias especiais é a praia do Oiteiro, no município de Rio Tinto, situada dentro da Área de Proteção da Barra do Rio Mamanguape, o que lhe garante proteção especial do poder público e respeito dos seus frequentadores.

De acesso difícil e sem construções como restaurantes, hotéis e pousadas, é uma das poucas praias do litoral paraibano pouco explorada pelo turismo, o que faz aumentar ainda mais o seu apelo.

E-BOOK GRATUITO - BAIXE AGORA Praias urbanas, belas e naturais da Grande João Pessoa

A localização da praia, em virtude da dificuldade de acesso, permite a existência de trilha a ser palmilhada desde a Praia de Campina, sua vizinha, o que é um atrativo a mais e que faz com que o local seja também inscrito dentro do chamado turismo de aventura.

Mar e surt 

São características marcantes da praia o mar agitado, a existência de muitos coqueiros, vegetação nativa, características de restinga, bem preservada e pequenas formações de dunas, assim como uma área plana e contínua ideal para a prática de camping.

O surf, por conta da agitação do mar, costuma ser um atrativo especial dessa praia de Rio Tinto. Mas, tem ainda a formação de lagos entre as belíssimas dunas de areia fofa branca. A estrada de acesso é a mesma que leva à Praia de Miriri e à APA da Barra do Rio Mamanguape. 

Fontes:

Praia do Oiteiro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_do_Oiteiro

https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/praia-do-oiteiro/

http://trilhasdospotiguaras.pb.gov.br/pt-br/destinos-e-trilhas/rio-tinto/praia-do-oiteiro/#:~:text=A%20praia%20do%20Oiteiro%20tem,palco%20para%20campeonatos%20de%20surf.

Vídeos:

Praia do Oiteiro

https://www.youtube.com/watch?v=FKxN55auaJ4

You may also like

One thought on “Praia do Oiteiro: dunas, falésias, deserto e um mar puro espetáculo

Comente