João Pessoa: por que os holandeses invadiram o Brasil?

Sérgio Botelho – Finda a parceria entre Portugal e Holanda, os batavos resolveram agir por conta própria, invadindo o Brasil; mas, por que a parceria entre Portugal e Holanda acabou?

Sem deixar herdeiros, em 1578, morreu o rei Dom Sebastião, de Portugal, na Batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos. De tal forma os portugueses se ressentiram da morte do seu rei que passaram a cultuar a quimera de que o rei voltaria um dia, já que não restou um corpo a ser velado e sepultado. Surgia o Sebastianismo. Uma história à parte e que, no campo cultural, perdura até hoje.

SÃO MUITAS AS HISTÓRIAS DE JOÃO PESSOA – SAIBA MAIS

Prejudicados pela falta de filhos de Dom Sebastião e quebrados pela guerra onde o rei foi sacrificado, para completar, Portugal foi anexado à Espanha, a partir de 1580, ficando sob o domínio do rei espanhol, Dom Filipe que, após reclamar parentesco com Dom Sebastião, assumiu o comando real da União Ibérica, a reunir os dois países.

PRAIAS DE JOÃO PESSOA, DO LIMITE COM INTERMARES A GRAMAME: BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE

Antes da morte de Dom Sebastião, portugueses e holandeses viviam às mil maravilhas. Portugal desenvolvia a cultura do açúcar em suas terras de além mar, financiada pelos batavos, que comercializavam o açúcar pela Europa afora, numa parceria em que os dois se beneficiavam, sem grandes problemas.

Leia: João Pessoa: onde nasceu a cidade?

Com a dominação da Espanha sobre Portugal, o paraíso acabou, principalmente porque os holandeses estavam em uma sangrenta guerra contra os espanhóis. Lembrando que a Holanda pertencia à Espanha, nessa época. 

Só que em 1579 houve a independência holandesa, permanecendo uma inimizade profunda entre os dois países, inclusive, com luta de morte, que apenas seria superada oficialmente em 1648, depois de um tratado de paz assinado entre os dois países.

Pois bem. É com esse pano de fundo geopolítico que acontece a anexação de Portugal pela Espanha, prejudicando o comércio do açúcar, empreendido na Europa pelos holandeses, em parceria com os portugueses, que plantavam a cana no Brasil. A saída encontrada pela Holanda foi invadir o Nordeste brasileiro, onde os engenhos tomavam conta da paisagem, para dominar a produção de açúcar em seu principal território.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

A atual João Pessoa e o Recife, foram os principais pontos urbanos de exercício do poder holandês, no Nordeste brasileiro.

Por Sérgio Botêlho, com informações das seguintes FONTES:

https://www.dw.com/pt-br/1581-holanda-se-liberta-da-espanha/a-319686#:~:text=Em%2026%20de%20julho%20de,foram%20realizadas%20entre%20prov%C3%ADncias%20holandesas.&text=As%20sete%20prov%C3%ADncias%20do%20norte,26%20de%20julho%20de%201581.

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/os-holandeses-economia-acucareira.htm

You may also like

Comente