Nossa Senhora da Penha é motivo de júbilo em Baía da Traição

Em Baía da Traição, os potiguaras festejam Nossa Senhora da Penha com grandes celebrações no mês de janeiro.

350views

As homenagens a Nossa Senhora da Penha, bem tradicionais na praia do mesmo nome, em João Pessoa, e que leva, no mês de dezembro, centenas de milhares de pessoas ao seu santuário, também são muito presentes em Baía da Traição.

Tanto assim que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, que fica na área central da cidade, é a principal edificação do catolicismo de Baía da Traição, de onde se irradiam as principais atividades da Igreja Católica na região.

O catolicismo tem ampla influência sobre as aldeias onde habitam os remanescentes dos potiguaras que dominavam o litoral nordestino, do Maranhão a Pernambuco, antes de os portugueses chegarem ao Brasil.

Vem dos portugueses a popularização da Igreja Católica no Brasil. E, portanto, do culto a Nossa Senhora da Penha, entre os indígenas, que permanece bastante vivo nas aldeias de Baía da Traição, e ainda nas de Rio Tinto e Marcação.

As homenagens

No município, a festa de Nossa Senhora da Penha, diferentemente de João Pessoa, acontece no segundo domingo do mês de janeiro, a partir de um novenário que termina com uma concorrida procissão.

Destaques da grande mídia impressa

Tudo é organizado pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, com a participação direta da Arquidiocese da Paraíba, que sempre tem demonstrado carinho especial pela paróquia.

Faz parte da história a participação da Igreja Católica nas pelejas dos índios potiguares pela demarcação de suas terras, e, também, pela retomada de algumas partes de seus territórios, cujas conquistas são anualmente festejadas pelas aldeias.

Assim, ficam registradas as homenagens a Nossa Senhora da Penha que lhe prestam a população de Baía da Traição, com expressiva maioria descendente das tribos potiguaras que habitavam a região antes do descobrimento.

Fontes:

Trilha dos Potiguaras

http://trilhasdospotiguaras.pb.gov.br/pt-br/destinos-e-trilhas/baia-da-traicao/igreja-matriz-nossa-senhora-da-penha/ 

Os potiguaras na Paraíba: Identidade, Território e Patrimônio Cultural. Por Matheus C Blach

encurtador.com.br/adlN1

You may also like

Comente