Patativa do Assaré: o poeta cearense que nasceu em 1909 louvado por artistas e até pela ciência brasileira
Patativa do Assaré, poeta cearense, nasceu em 1909, e tem seu nome ligado ao movimento literário brasileiro, principalmente ao sertanejo. Antes de tudo, sua obra, que reflete a realidade de seu tempo, é considerada um marco na literatura brasileira.
O Nascimento de Patativa
Patativa do Assaré, cujo verdadeiro nome era Antônio Gonçalves da Silva nasceu no dia 5 de março de 1909, no município de Assaré, no interior do Ceará. Assim, e filho de um agricultor pobre, desde jovem, Patativa já começou a trabalhar nos campos, para ajudar a família.
Apaixonado por poesia, desde criança, Patativa começou a compor versos que refletiam a realidade do seu mundo. Dessa forma, por volta de 1930 já tinha formado um grupo de amigos para escrever poesia e compartilhar suas obras com outros poetas do Ceará.
A Obra de Patativa
Todavia, Patativa transformou seu mundo rural em uma obra poética. Seu primeiro livro, intitulado “Inspiração Nordestina”, em 1956. A ele seguiu-se, “Ispinho e Fulô”, em 1988 e “Aqui tem coisa”, de 1994.
Seu trabalho foi reconhecido nacionalmente sendo, em vida, homenageado por diversos artistas e intelectuais brasileiros. Mas também pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A Morte de Patativa
Patativa faleceu em 8 de julho de 2002, aos 93 anos de idade. Milhares de pessoas acompanharam o seu enterro na cidade de Assaré.
O legado de Patativa
Patativa do Assaré foi um grande poeta cearense, cuja obra refletiu a realidade de seu tempo. Enfim, sua poesia serviu de inspiração para muitos poetas e intelectuais que o seguiram, e seu legado é considerado importante na literatura brasileira.
Crédito da foto: Jornal A União
Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho
Fale com o Para Onde Ir
Comente