Dia Mundial da Obesidade, tem crianças e adolescentes no foco sobre os riscos do mal
No dia 4 de março é celebrado o Dia Mundial da Obesidade, uma data importante para conscientizar sobre os riscos desse mal que acomete cada vez mais crianças e adolescentes.
O problema é alarmante. Segundo o Ministério da Saúde, 27,5% dos brasileiros com entre 5 e 19 anos estão acima do peso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 420 milhões de crianças e adolescentes do mundo inteiro também sofrem com o problema.
Por isso, nesse dia, é preciso reforçar a importância de uma alimentação saudável e de práticas de exercícios regulares para evitar o acúmulo de gordura e prevenir doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
Mas, como contribuir para o combate ao problema?
Em primeiro lugar, é importante incentivar hábitos alimentares saudáveis, com uma alimentação equilibrada e diversificada, a fim de reduzir o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar, gordura e sódio. Além disso, a ingestão de água deve ser estimulada.
Para isso, é preciso conhecer quais alimentos são mais saudáveis e incluí-los na rotina das crianças. Por exemplo, frutas, verduras e legumes, assim como alimentos ricos em fibras, como aveia, trigo e cevada.
Outra medida importante para reduzir o risco é promover atividades físicas. Praticar esportes ou realizar caminhadas, por exemplo, ajuda a queimar calorias e a manter o peso ideal.
É fundamental que os pais e responsáveis ensinem aos meninos o que é uma alimentação balanceada, pois muitas vezes eles não têm noção de que determinados alimentos não são bons para a saúde.
Porém, para se prevenir da obesidade, não basta cuidar apenas da alimentação. É preciso se dedicar ao descanso e ao sono adequados. Segundo a OMS, crianças de 5 a 17 anos precisam dormir entre 9 e 11 horas por noite.
Com essas medidas, os adultos podem ajudar a proteger as crianças e adolescentes de uma série de doenças relacionadas à obesidade.
No entanto, é importante lembrar que, embora sejam fundamentais, as medidas citadas não são suficientes. Portanto, é necessária a conscientização de toda a sociedade sobre o problema.
Organização Mundial da Saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva ações para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, como a promoção de alimentação saudável e de atividades físicas regulares.
Essa é uma ótima oportunidade para reforçar às crianças que estão acima do peso, que há soluções para garantir sua saúde, seja mudando hábitos alimentares, aumentando a prática de exercícios ou procurando ajuda profissional.
O Dia Mundial da Obesidade é, portanto, uma oportunidade para reforçar que é possível prevenir doenças relacionadas à obesidade. Com as medidas de prevenção corretas e o acompanhamento de um profissional da saúde, é possível evitar problemas na saúde das crianças e adolescentes.
Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho
Fale com o Para Onde Ir