5 particularidades sobre a eleição do papa Francisco

Logo que o cardeal Jean Lous Tauran anunciou o cardeal Bergoglio como o papa Francisco, e, 2013, foi grande o júbilo latino-americano. Com efeito, do México à Argentina os católicos festejaram a escolha do novo líder da Igreja Católica, na condição de um argentino.

Acima de tudo, tão logo superada a surpresa da escolha, a sensação geral era de mudança na orientação do catolicismo mundial. Sobretudo porque, na Igreja, todos sabiam do compromisso de Bergoglio com os mais humildes.

Jorge Mario Bergoglio

Nascido a 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, o nome de batismo do Papa Francisco foi mesmo Jorge Mario Bergoglio. Na condição de católico jesuíta, segundo alguns biógrafos, teria, com displicência, acompanhado a ditadura argentina.

Todavia, um dos padres que supostamente teria sido vítima de tortura na ditadura argentina, por omissão de Bergoglio, tratou de inocentá-lo. De conformidade com os fatos, na verdade a complacência com a ditadura foi falha da Igreja como um todo, naquele país.

Mais pobres

O fato é que Bergolio sempre formou ao lado da causa dos mais humildes. Dessa forma, tem se colocado em rota de colisão, no comando do Vaticano, com setores mais tradicionalistas da Igreja. Além de enfrentar punitivamente acusações de pedofilia que atingem bispos e padres.

Seja lá como for, ao escolher o nome Francisco, Bergoglio homenageou São Francisco de Assis. Dessa forma, deixou clara sua opção pela pobreza, fato que tem efetivamente marcado grande parte de seu comportamento na condição de papa.

Mudança

Seja lá como for, uma vez que biógrafos o caracterizam como conservador, originalmente, no comando da Igreja Bergoglio tem enfrentado, diuturnamente, o conservadorismo. Dessa forma, inclusive, passou a contar, também diariamente, contra ele, com a fúria dos conservadores. Inclusive, com acusações de ser comunista.

Sobre isso, convém reproduzir palavras irônicas do Papa Francisco. Assim, disse ele, uma vez, respondendo às críticas: “Eu só posso dizer que os comunistas têm roubado a nossa bandeira. A bandeira dos pobres é cristã. A pobreza está no centro do Evangelho”, enfatizou.

5 particularidades do Papa Francisco

  1. Primeiro papa nascido na América
  2. Único papa latino-americano
  3. Inédito pontífice do hemisfério sul
  4. Inaugural com o nome de Francisco
  5. Primevo papa jesuíta da história

Fontes

Revista Forum

Wikipedia

Memórias

Este verbete sobre o Papa Francisco é mais um das memórias publicadas por este site Para Onde Ir.

Um comentário em “5 particularidades sobre a eleição do papa Francisco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.