Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Poço: muita história a contar

2.5kviews

Sérgio Botêlho – A pequena Igreja de Nossa de Nazaré, na Praia do Poço, distrito de Cabedelo, já tem mais de século de história. No entanto, ela revive outro templo igualmente dedicado à invocação mariana datado de bem antes, bem nos primórdios da ocupação da Paraíba.

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré - Almagre - ruínas
Ruínas da antiga Igreja de Nossa Senhora de Nazaré do Almagre – Youtube

 

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré do Almagre foi construída pelos jesuítas no final do Século XVI, juntamente com outras obras religiosas edificadas com o intuito de promover a catequese dos índios potiguaras que viviam no litoral paraibano.

Sobre esse antigo templo, há vestígios dramáticos, nas areias da praia, clamando por recuperação. Em 2016, os organismos encarregados da defesa do patrimônio histórico e artístico até iniciaram umas poucas obras de sustentação. Mas, foram paralisadas.

A importância da relíquia histórica de há muito foi percebida pelo preservacionismo oficial. Tanto assim que Almagre foi tombada, em 1938, ainda pelo antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), que existiu entre 1937 e 1946.

A nova igreja

Antevendo o descaso, e preocupados com a deterioração do templo e da imagem de Nossa Senhora, os moradores da histórica Praia do Poço construíram, em 1920, uma nova igrejinha, que é a que está em pé até hoje. 

Destaques da grande mídia impressa

Desde 7 de janeiro de 2019 que a igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Poço, virou paróquia, com direito a um pároco especialmente determinado para o seu serviço religioso, culminando com a celebração do centenário, com muita festa, em 2020.

Turismo: o prazer de viajar e conhecer

Fontes:

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré – Almagre 

https://www.academia.edu/2539524/Em_torno_do_uso_turístico_do_patrimônio_histórico_o_caso_da_Igreja_de_Nossa_Senhora_de_Nazaré_do_Almagre_Cabedelo_PB_

Igreja Nossa Senhora de Nazaré realiza novenário pelo seu centenário

https://upbranding.com.br/sites/arquidiocese/2020/01/10/igreja-nossa-senhora-de-nazare-realiza-novenario-pelo-seu-centenario

Igreja onde jesuítas catequizavam indígenas corre risco de desmoronar

https://correiodaparaiba.com.br/centro/igreja-onde-jesuitas-catequizavam-indigenas-corre-risco-de-desmoronar/

Vídeo:

(FILM) Início da restauração Ruínas da Igreja do Almagre Intermares Cabedelo-PB

https://www.youtube.com/watch?v=0HTXAilw49Y

You may also like

Comente