No terreno onde o índio Tibiriçá, primeiro cidadão de São Paulo, tinha a sua taba, no final do Século XVI, foi construído o Mosteiro de São Bento, que tem no seu complexo a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção

A presença dos beneditinos em São Paulo data de final do Século XVI, e a sede religiosa construída pela ordem se encontra no mesmo local de hoje, exatamente onde o índio Tibiriçá, primeiro cidadão paulista, morava com sua tribo.
São Paulo e suas histórias: Catedral da Sé
Segundo a Arquidiocese de São Paulo, a fundação do Mosteiro de São Bento data do fim do século XVI, ou mais exatamente, de 14 de julho de 1598. De acordo com documentação da época, foram concedidas duas sesmarias pelo Capitão-Mor Jorge Correia, as quais seriam a base da fundação beneditina na pequena vila.
São Paulo e suas histórias: Igreja de São Francisco

O mosteiro é hoje composto pela Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, pela Faculdade de São Bento e pelo Colégio de São Bento, abrigando, ainda, um monastério em que vivem os monges.
São Paulo e suas histórias: a Igreja das Almas dos Enforcados
A construção da igreja em sua arquitetura atual teve início em 1903. Contudo, a antiga versão, no mesmo terreno, que data, como já dissemos, de 1598, foi ampliada em 1650, e mais uma vez aumentada em 1720.
São Paulo e suas histórias: o bairro da Liberdade
A consagração do templo a Nossa Senhora da Assunção aconteceu em 1922, mesmo ano em que o Papa Pio XI concedeu à igreja o status de basílica. A imagem de Nossa Senhora da Assunção data da reforma feita na igreja em 1720.
São Paulo e suas histórias: Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Bom Retiro
Embora a Assunção de Maria aos céus, pelo poder de Deus, somente tenha sido oficializada como dogma da Igreja Católica em 1950, pelo Papa PIo XII, ela já era aceita pelos cristãos desde os tempos dos apóstolos.
São Paulo e suas histórias: a Igreja do Divino Espírito Santo, na Frei Caneca
Conforme descreve o jornal O São Paulo, semanário oficial da Arquidiocese de São Paulo, a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção é toda em estilo arquitetônico neorromântico e eclético germânico, enquanto a decoração interna é inspirada na Escola Beuronense, de autoria de Dom Adalbert Gresnigt.
São Paulo e suas histórias: Paróquia de Nossa Senhora da Consolação
Já o conjunto escultórico sobre a capela-mor é de autoria de Anton Lang. Os sinos e o relógio foram instalados, em 1922, no mesmo ano de dedicação da Basílica a Nossa Senhora da Assunção.
(Crédito das fotos: Sérgio Botêlho, repórter e editor do Para Onde Ir)