São Paulo e suas histórias: Mercúrio em Repouso, na Praça da República

Monumento especial entre tantos outros na Praça da República, homenageia o deus greco-romano, Hermes-Mercúrio em notável estátua de bronze e granito

A icônica Praça da República, em São Paulo, capítulo especial da série São Paulo e suas Histórias, do Para Onde Ir, contém em seu espaço além de uma rica memória da capital paulistana, inúmeros monumentos bastante singulares que adornam o local público com mais significados e significantes ainda.

Leia ainda: São Paulo e suas histórias: a Igreja do Divino Espírito Santo, na Frei Caneca

Bem próximo da calçada, destaca-se a escultura Mercúrio em Repouso que não homenageia particularmente nenhuma personalidade, como é o caso da ampla maioria das esculturas que permanecem na praça. Falo ‘permanecem’ porque muitas delas foram esquisita e simplesmente roubadas.

Leia também: São Paulo e suas histórias: Paróquia de Nossa Senhora da Consolação

A escultura, feita em bronze e granito, foi executada sob a responsabilidade do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. É uma cópia, segundo as descrições oficiais, de uma peça clássica, Hermes em Repouso, que se encontra exposta no Museu Nacional de Nápoles, na Itália, obra do escultor clássico grego, Lísipo.

Leia, ainda: São Paulo e suas histórias: Estação da Luz

Hermes e Mercúrio fazem parte do mesmo universo mítico da Grécia e da Roma Antigas. Hermes e Mercúrio são para os dois povos, gregos e romanos da antiguidade, o deus da riqueza, da sorte, da fertilidade e da magia. Mas também protegia os ladrões, os malandros e os trapaceiros, assim como os viajantes, mágicos e adivinhos. E para completar, também o esporte, estando destacadamente vinculado às olimpíadas.

Leia mais: São Paulo e suas histórias: Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro

Na Praça da República, Mercúrio, opção dos artistas pela denominação romana, é um monumento facilmente descoberto, ficando à beira da calçada da Praça da República, de um lado, e bem próximo ao lago. Não há data oficial que fixe a execução e exposição do monumento, registrando-se conflitos nesse particular.

Leia: São Paulo e suas histórias: Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Bom Retiro

(As fotos são de Sérgio Botêlho, repórter e editor deste site Para Onde Ir.)

You may also like

One thought on “São Paulo e suas histórias: Mercúrio em Repouso, na Praça da República

Add yours

Comente

Up ↑

%d bloggers like this: