Maio Amarelo: campanha em favor da responsabilidade no trânsito

Afora Maio Amarelo, leia: artesanato fluminense; metrô da Gávea pode afundar; campanha sinal vermelho, em favor das mulheres, avança no país

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 118 de 18.04.2021

Maio Amarelo: campanha em favor da responsabilidade no trânsito

Apesar de registar redução nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001. E para aumentar a conscientização e a mobilização da sociedade por um trânsito mais seguro, desde 2014, é realizada a campanha Maio Amarelo. Em 2021, a CNT e o SEST SENAT são os apoiadores centrais da campanha.

Maio Amarelo II

O tema do Maio Amarelo de 2021 é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, e traz a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência, incluindo o trânsito. A ação quer mostrar a importância da união de forças de toda a sociedade para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco. O Observatório Nacional de Segurança Viária é o idealizador da campanha.

Artesanato do Rio recebe incentivo da Setur

O Programa de Artesanato do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, entregou essa semana 412 carteiras aos artífices que cumpriram todas as etapas do cadastramento. Profissionais de dez municípios da região turística Costa do Sol foram contemplados com o recebimento do documento profissional. O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, reforça a importância do trabalho que está sendo executado pelo Programa de Artesanato neste momento em que, por conta da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos.

Paralisada a obra, Metrô da Gávea pode sofrer afundamento

Paralisadas há quase seis anos, as obras da estação de metrô da Gávea podem causar um afundamento de parte do terreno onde a estrutura foi construída, bem abaixo do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) e da rua Marquês de São Vicente, na Zona Sul da cidade. Segundo especialistas ouvidos pelo RJ1, existe o risco de perdas de vidas, caso parte da obra que foi inundada não resista ao desgaste provocado pelo tempo. 

Campanha Sinal Vermelho contra agressões às mulheres avança no país

A campanha Sinal Vermelho (das mulheres pedirem ajuda, contra agressão, a partir de um X na mão), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), já é lei em cinco estados. Em Alagoas, no Distrito Federal, no Espírito Santo, na Paraíba e no Rio de Janeiro, mulheres em situação de violência doméstica ou familiar podem denunciar os agressores em locais públicos e privados. Outros 12 estados têm um projeto de lei sobre o programa de cooperação e código sinal vermelho em andamento. Tocantins, Santa Catarina, Rondônia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Ceará, Amapá e Acre. Além disso, todos os tribunais estaduais brasileiros apoiam a iniciativa e aderiram à campanha.

⏳ Destaques:

Destaques históricos e comemorativos do dia
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Comente