Lucena: cenário litorâneo de muita beleza e de festas religiosas e profanas

Lucena
Lucena. Foto: Governo da Paraíba

Sérgio Botêlho – Um passeio imperdível para quem está passeando em João Pessoa é dar uma chegada ao município de Lucena. Para isso, ou vai até a cidade de Cabedelo ou pegue a BR-101, no sentido de Natal, para acessar a PB-019.

Indo por Cabedelo, a primeira aventura é atravessar a foz do Paraíba num ferry boat. Assim, vai chegar à primeira de uma das sete praias de Lucena, que se espalham por cerca de 15 quilômetros de beira-mar.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

(Aqui, uma dica. O retorno no ferry-boat dá direito a um lindo pôr-do-sol ainda na embarcação, que, por si só, é um fascinante espetáculo. Pena que não tem o Bolero de Ravel, que é executado, nestes momentos, apenas poucas centenas de metros mais para dentro do rio, na Praia do Jacaré).

Praias

Além de Costinha, tem as praias de Fagundes, Gameleira, Ponta de Lucena, Lucena, Camaçari e Bonsucesso. Marca dominante nas praias locais é o mar manso, morno e um belíssimo coqueiral, nas alturas.

BARRA DO ABIAÍ: espetáculo que gratifica o esforço para chegar SAIBA MAIS

Pois bem. Ao desembarcar em Costinha, o visitante estará pisando num dos territórios de maior carga histórica e cultural do litoral paraibano. Bem como um dos que ostentam maior tradição religiosa de todo o estado.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Eventos

Há, pelo menos, seis eventos consagrados aos santos da Igreja Católica na região outrora dominada pelos índios potiguaras. Seus remanescentes, portanto, podem ainda ser encontrados em várias partes de Lucena em diversas atividades.

FORMOSA: praia garbosa e atraente no litoral de Cabedelo. ACESSE AQUI

As festas religiosas, incluindo suas partes profanas, são as de Nossa Senhora da Guia (no mês de outubro), de São José (março, em Fagundes), de Santo Antônio (junho, em Gameleira), São Pedro (junho, em Costinha), Sagrado Coração de Jesus Menino, padroeiro de Lucena (dezembro, marcando o aniversário da cidade) e de Nossa Senhora da Conceição (dezembro, em Ponta de Lucena).

O carnaval

Além das datas consagradas aos santos, Lucena tem uma festa especial totalmente dedicada ao Deus Baco e à folia. Trata-se de um dos maiores carnavais da Paraíba, atraindo milhares de foliões de todo o estado, e de estados vizinhos.

Não perca tempo!

Assim, não perca tempo. Estando por perto de João Pessoa, vá a Lucena. Se tiver tempo, arrume uma hospedaria por lá, porque tem à vontade. E curta a até dizer basta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.