Iniciativa global visa combater lixo plástico marinho

Afora lixo plástico marinho, leia: despenca confiança de micros e pequenos; passam a valer alterações no Código de Trânsito; academias em debate na Câmara

Afora lixo plástico marinho, leia: despenca confiança de micros e pequenos; passam a valer alterações no Código de Trânsito; academias em debate na Câmara

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 112 de 12.04.2021

Iniciativa global visa combater lixo plástico marinho

Lixo plástico marinho
ONU/Shane Gross
Tartaruga, no mar das Bahamas, vítima da poluíção dos oceanos.

O lixo plástico tem efeitos arrasadores para os oceanos, a vida marinha e a saúde humana. A poluição também afeta as indústrias de pesca e transporte marítimo. Um projeto internacional quer ajudar a reduzir o lixo plástico marinho com 30 países em regiões: Ásia, África, Caribe, América Latina e Pacífico. O Projeto de Parcerias GloLitter é implementado pela Organização Marítima Internacional, OMI e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, com financiamento inicial do Governo da Noruega por meio da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento, Norad. 

Lixo plástico marinho

A iniciativa ajudará o setor com a redução de lixo marinho, incluindo equipamentos de pesca perdidos ou descartados, em uma tentativa de salvaguardar os recursos costeiros e globais. O chefe do Departamento de Parcerias e Projetos da OMI, Jose Matheickal, disse que o lixo marinho é um flagelo nos oceanos e no planeta. Já o diretor de Pesca e Aquicultura da FAO, Manuel Barange, afirm que a iniciativa é um passo importante para lidar com o problema e ajudará a proteger o ecossistema, bem como a subsistência daqueles que dependem do oceano.

Confiança de micros e pequenas empresas despenca

A confiança dos empreendedores das micro e pequenas empresas despencou no último mês de março, de acordo com o estudo inédito “Sondagem Econômica MPE”, realizado pelo Sebrae em Parceria com a FGV. A queda pode ter sido causada pelo fim de programas emergenciais e pela adoção de medidas mais restritivas nos estados brasileiros. Tanto o Índice de Confiança do Comércio de Micro e Pequenas Empresas (ICOM-MPE) quanto o Índice de Confiança de Serviços de Micro e Pequenas Empresas (ICS-MPE) atingiram praticamente o mesmo patamar da recessão de 2014 e a níveis semelhantes a meados de 2020.

Alterações no Código de Trânsito começam a valer nesta segunda-feira, 12

Entram em vigor nesta segunda-feira (12) as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. A principal novidade é ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos no caso de condutores de até 50 anos. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção. 

Plataforma digital gratuita de treinos de academia em debate na Câmara

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realiza na próxima sexta-feira (16) audiência pública para debater o lançamento de uma plataforma digital gratuita de treinos de academia. A audiência foi sugerida pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que é o 1º vice-presidente do colegiado.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 12, após o final de semana.

⏳ Destaques:

Destaques históricos e comemorativos do dia
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Comente