Sérgio Botêlho – Na pavimentação da Avenida Epitácio Pessoa, no início da década de 1950, foi construído o Bairro do Jardim Miramar, abrindo o processo de urbanização de João Pessoa na direção da orla marítima
É impossível entender a origem do Jardim Miramar, assim mesmo originalmente composto o nome do bairro sem conhecer a expansão da cidade de João Pessoa no rumo da orla marítima.
João Pessoa e suas histórias: antigo Pátio das Mercês
A Epitácio Pessoa foi aberta ainda no governo Camilo de Holanda (1916-1920), mas somente serviu efetivamente à expansão urbana da capital paraibana rumo ao leste após sua pavimentação, na década de 1950, no governo José Américo de Almeida.
João Pessoa e suas histórias: o personagem pessoense Maciel Pinheiro
Foi nessa época que surgiu o bairro do Jardim Miramar, com casas financiadas pela Caixa Econômica Federal e obedecendo a um planejamento onde eram previstas casas e equipamentos urbanos diversos, inclusive o serviço de transporte urbano.
João Pessoa e suas histórias: a rua das Convertidas
Dessa forma, o conceito que orientou a construção do Jardim Miramar (embora que de jardim não tivesse, nada) foi o que atendia às novas concepções de organização do espaço urbano, segundo as concepções arquitetônicas mais em voga naquele momento.
João Pessoa e suas histórias: Academia de Comércio Epitácio Pessoa
Ainda na década de 1950, foi construído no bairro do Miramar a sede do Esporte Clube Cabo Branco, que funcionava no bairro de Jaguaribe, cujo espaço (em Jaguaibe) teve de ser vendido para custear a nova sede do Jardim Miramar.
João Pessoa e suas histórias: a Mata do Buraquinho
Apenas depois do Miramar é que surgiram vários outros bairros, na direção leste da cidade, a exemplo de Expedicionários, Tambauzinho, Conjunto Pedro Gondim, Bairro dos Estados, Jardim 13 de Maio, para citar os mais antigos.
João Pessoa e suas histórias: Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves
O bairro do Miramar, por força do Clube Cabo Branco, foi sempre marcante em épocas de carnaval, não apenas pelos bailes internos, na sede do ECCB, como no Vermelho e Branco e na terça-feira de carnaval, quando os foliões ganhavam as ruas locais e chegavam a descer até à praia.
João Pessoa e suas histórias: Festa da Conceição, no Cordão Encarnado
Nessa toada, o espírito carnavalesco do bairro acabou inspirando uma porção de brincantes de uma festa infantil em 1986 a iniciarem um projeto de folia que hoje leva centenas de milhares de pessoas anualmente ao Miramar, com uma espetacular descida, com o acompanhamento de trios elétricos, até a orla de Tambaú. São as maravilhosas Muriçocas do Miramar.