São Paulo e suas histórias: o Conjunto Nacional

Por iniciativa de um empresário judeu-argentino, em plena avenida Paulista, ainda ocupada por mansões, ergueu-se em São Paulo o primeiro shopping center da América do Sul

Conjunto Nacional Avenida Paulista São Paulo
Conjunto Nacional Avenida Paulista São Paulo

Quando foi inaugurado em 1958, o Conjunto Nacional apresentou-se ao público paulista como o primeiro shopping da América do Sul, materializado em um projeto arrojado e moderno, para a época, inaugurando os arranha-céus que hoje são a marca da Avenida Paulista.

São Paulo e suas histórias: a estátua de Madrinha Eunice, na Liberdade

Como acontece com a maioria dos grandes prédios da Paulista, na atualidade, o Conjunto Nacional ocupou o espaço de uma mansão pertencente ao urbanista Horácio Sabino, que hoje dá nome a uma praça no bairro de Pinheiros, vendida pela família após o seu falecimento. 

São Paulo e suas histórias: o bairro da Liberdade

Conjunto Nacional Avenida Paulista São Paulo
Conjunto Nacional Avenida Paulista São Paulo

A construção do Conjunto Nacional foi patrocinada por José Tjurs um empresário judeu-argentino que, tendo comprado em 1952 a mansão de Horácio Sabino, idealizava transformar a Avenida Paulista em uma de 5ª Avenida de Nova York.

São Paulo e suas histórias: Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Bom Retiro

A obra foi iniciada em 1955, e concluída e inaugurada em 1958, na Av. Paulista, 2073, somando 1.500 metros quadrados, com quatro entradas em ruas diferentes: a Paulista, a Alameda Santos, a Augusta e a Padre João Manoel. 

São Paulo e suas histórias: Estação da Luz

Em seus primeiros anos, o Conjunto Nacional se constituiu em polo de comércio e divertimento de forte atração sobre a sociedade paulista, especialmente em função da existência do restaurante Fasano, do Cine Astor e da Livraria Cultura (ainda em atividade).

São Paulo e suas histórias: Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro

Em 4 de setembro de 1978, um incêndio que atingiu o shopping acabou prejudicando suas atividades e seu prestígio por um bom tempo, inclusive com a ocupação de parte do prédio por agrupamentos criminosos.

São Paulo e suas histórias: Mercúrio em Repouso, na Praça da República

Contudo, reformas ocorridas nos anos 1990 restabeleceram o prestígio do Conjunto Nacional, que hoje serve a eventos sociais e culturais diversos, e abriga, logo em sua entrada da Avenida Paulista, o quiosque O Mundo Pão do Olivier, do famoso chef francês Olivier Anquier.

São Paulo e suas histórias: a Igreja do Divino Espírito Santo, na Frei Caneca

O histórico estabelecimento se beneficia de um muito bem disposto serviço de transporte público, especialmente na Paulista e na Augusta, além de estar bem próximo à Estação Consolação, do metrô paulistano.

São Paulo e suas histórias: Paróquia de Nossa Senhora da Consolação

FONTES:

Conjunto Nacional: O Primeiro Grande Arranha-Céu da região, por Luciana Contrim

O Palacete de Horácio Sabino

(As fotos são de Sérgio Botêlho, repórter e editor deste site Para Onde Ir.)

You may also like

Comente