Jacarapé: uma delícia de praia em área de preservação ambiental 

DICA DE LIVRO (Vendas também na Amazon e no Mercado Livre. Portanto, é só clicar nos links que vai direto ao Memórias Pessoenses)

Sérgio Botêlho – Jacarapé é uma praia pouco frequentada até para grande parte da população de João Pessoa. Avaliem para quem vem de fora! Se não tomar cuidado, passa batido, deixando de conhecer uma das praias mais fantásticas da capital paraibana.

Em primeiro lugar, trata-se de uma Área de Proteção Ambiental conforme lei promulgada em agosto de 2019, pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Portanto, um local vocacionado, por exigência legal, ao respeito à natureza.

Dessa forma, o turismo praticado naquele espaço de lazer tem de observar os limites da sustentabilidade, o que permite à praia manter suas características primitivas e, portanto, tornando-a mais atraente como alternativa ao frege das praias mais badaladas do litoral paraibano.

Em Jacarapé há uma boa faixa de mata nativa em pé, ainda, onde, por meio de trilhas, é possível experimentar muitos dos frutos naturais do litoral nordestino, a exemplo do araçá e do caju, ambos os arbustos (o araçazeiro e o cajueiro) em número razoável entre as árvores que resistem no local.

Na praia, moram algumas dezenas de famílias de pescadores descendentes de comunidades mais antigas, a exemplo do que acontece na Praia da Penha. São moradores que contam, inclusive, com auxílio de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a adoção de atitudes preservacionistas. 

Construções r

Praia de Jacarapé
Praia de Jacarapé – Foto: Secretaria de Turismo de João Pessoa

ústicas

Acontece que em Jacarapé os pescadores continuam habitando construções rústicas, e à beira-mar, o que não ocorre mais com outras comunidades semelhantes no litoral paraibano, que cederam suas residências originais ao avanço da urbanização.

Isso permite a existência, em Jacarapé, de bares e restaurantes simples. No entanto, com a marca inconfundível das comidas artesanais, com base em frutos do mar, que podem vir mesmo da praia em frente ou dos manguezais nas proximidades. 

O mar, da mesma forma que nas vizinhas praias da Penha e do Arraial, é bem tranquilo. E tem um maceió que é a maior limpeza, permitindo o revezamento de banhos de água salgada e doce.

A praia tem largas faixas de areia e está distante de centros urbanos mais densos, o que indica maiores possibilidades de relaxamento. Falésias emolduram o local. Enfim, uma praia das mais aprazíveis do litoral paraibano. Uma delícia de praia!

Praia de Jacarapé
Praia de Jacarapé – Foto: Secretaria de Turismo de João Pessoa

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

ENVIAR MENSAGEM:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.