• 55 61 982648031
  • sergiobotelho@paraondeir.blog

Inflação de alimentos e bebidas impacta setor de viagem e lazer

Alimentos e bebidas

Inflação de alimentos e bebidas impacta setor de viagem e lazer

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano I, Nº 4, de 26.12.2020

*Alimentos e bebidas apresenta variação de 14,6% para cima em 2020; Rio deve receber primeiro escritório da OMT na América Latina; Congresso aumenta recursos da União no Fundo Garantidor de Operações (FGO) favorecendo empresas de pequeno porte; concessionárias de serviço público buscam recomposição de perdas; VLT ou BRT em Cuiabá mobiliza entidades ligadas à infraestrutura *. 

Esses são destaques da economia do turismo, neste sábado, 26 de dezembro de 2020. 

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

 

Inflação afeta o turismo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 1,06% em dezembro e fechou o ano de 2020 com aumento de 4,23%. O resultado, divulgado na última terça-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior acumulado no ano desde 2016 (6,58%). Em 2019, o acumulado do IPCA-15 foi de 3,91%. A maior variação (2%) e o maior impacto (0,42 p.p.) ficaram, novamente, com o grupo Alimentação e bebidas, que encerrou o ano com alta acumulada de 14,36%, impactando diretamente a economia do turismo.

OMT no Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, informa que a cidade pode receber o primeiro escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) na América Latina. Na manhã desta segunda-feira, 16/11, Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, confirmou, em cerimônia no Cristo Redentor, a decisão de trazer um escritório para o Brasil no ano que vem. A informação é da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).

Pequenos negócios

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (22) o Projeto de Lei 5029/20, do Senado, que aumenta os recursos da União no Fundo Garantidor de Operações (FGO) para servir de aval a empréstimos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A matéria vai à sanção presidencial.

DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, APROVEITE E ASSINE O BLOG POR E-MAIL. ACESSE CLICANDO AQUI

Contratos de concessões na crise

As negociações entre as empresas de infraestrutura e o poder público para recompor as perdas de receitas por causa do coronavírus estão longe de uma solução e podem acabar na Justiça. Segundo o Estadão, até agora só o setor de aeroportos fechou acordo para reequilibrar os contratos de concessão. As concessionárias de rodovias e mobilidade urbana e as distribuidoras de energia continuam sem saber como será a recomposição das receitas, o que pode atrapalhar planos de investimentos para os próximos anos.

Nas Águas dos Potiguaras - ebook - praias de João Pessoa e Cabedelo, no litoral paraibano. Deixe o email e FAÇA O DOWNLOAD.

BRT X VLT

Após o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anunciar sua preferência pela solução BRT (Bus Rapid Transit) sobre o VLT (Veículos Leves sobre Trihos), entre Cuiabá e Várzea Grande, o diretor do SIMEFRE (Sindicato Interestadual de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Vicente Abate, se revela se disse indignado com a decisão. Várzea Grande, segunda cidade mais populosa do estado, está a 7 quilômetros da capital Cuiabá. O VLT é obra inconclusa herdada da Copa de 2014, prevista para ser concluída em dezembro de 2013. E, pelo que parece, não vai mais ser concluída. 

DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA 

Sérgio Botêlho

Jornalista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Ajuda?
Olá!
Mande as ordens!
%d blogueiros gostam disto: